2021/10/13

Notícias do dia

Falta de chips obriga Apple a cortar na produção dos iPhone 13; 1Password Psst! partilha passwords via link; WhatsApp vai deixar reduzir tamanho dos backups; Robot bípede troca braços por hélices e domina corda-bamba e skate; e apps continuam a fazer tracking dos utilizadores mesmo quando não deviam.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não deixes de participar no passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer um Ganha um tapete para rato XL RGBtapete para rato XL RGB cheio de estilo.

Amazon Índia copiou produtos e deu destaque às cópias

Documentos internos da Amazon Índia revelam um caso preocupante, em que a Amazon copiou deliberadamente produtos de sucesso de outros fabricantes, e depois direccionava os clientes para as suas cópias em vez dos produtos originais.
O caso torna-se ainda mais caricato tendo em conta que, ao longo dos últimos meses, a Amazon tem removido produtos de dezenas de marcas, por recorrerem a técnicas de auto-promoção para conseguirem subir no ranking dos produtos (como oferecendo créditos ou descontos em troca de avaliações). Mas, aparentemente, na Índia não tem qualquer problema em criar toda uma indústria de produção de falsificações, que coloca à frente dos produtos legítimos dos fornecedores e vendedores que estivessem a ter boas vendas na plataforma.


Waze ganha modo "Headspace" para reduzir stress na condução

Depois das vozes engraçadas, chega ao Waze um novo modo que visa reduzir o stress da condução. O modo Headspace deixa os condutores escolherem entre várias disposições (além das habituais já disponibilizadas na app), e também incluindo uma playlist no Spotify com conteúdos do Headspace.

Com o tipo de coisas que se vê na estrada todos os dias, toda a ajuda será bem vinda - especialmente agora que os portugueses começam a enfrentar as mesmas horas de trânsito e pára-arranca que tinham desaparecido durante a época de confinamento e restrições da Covid-19.


Twitter testa nova selecção de timeline cronológica

Desde que optou por apresentar os tweets na ordem que "lhe apetece" em vez da simples ordem cronológica que o Twitter enfrenta críticas, críticas que agora tenta apaziguar com um novo sistema que facilita o processo de selecção da timeline cronológica em vez da selecção que ele inventou. Por agora a ser testada na app iOS, um toque no botão da selecção do método exibirá os dois modos em duas tabs, para que seja imediatamente visível e seleccionável o método pretendido.




Apple Watch 7 continua com alguns detalhes em falta

O Apple Watch 7 fica disponível esta semana, chegando com ecrãs de maiores dimensões e carregamento mais rápido, mas há algumas lacunas que fazem com que possa ser preferível esperar pelo próximo modelo.

O novo ecrã com margens reduzidas será seguramente um facto de interesse, mas a autonomia para um dia continua a estar no limite do aceitável, sendo compreensível que, não podendo aumentar a autonomia, a Apple esteja em vez disso a apostar em sistemas de carregamento rápido - embora isso não resolva a questão de que seria bastante mais simpático ter um smartphone que se aguentasse por 3 ou mais dias. Falando do carregamento, continua também a ser criticável que a Apple mantenha a sua aposta num sistema proprietário em vez do carregamento wireless Qi standard que usa nos iPhones, e que facilitaria a sua utilização (até possibilitaria que se usasse um iPhone para carregar o Apple Watch, em caso de necessidade). E por fim, temos limitações que são inexplicáveis, como continuar limitado aos mostradores disponibilizados pela Apple, em vez de se poder ter uma área de watchfaces instaláveis na App Store.

A par da ausência de novos sensores (como o aguardado sensor de glucose no sangue), a opção mais acertada para quem já tiver um Apple Watch será aguardar pelo modelo do próximo ano.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Amazon inciou operações em 1995, na altura ainda como loja exclusiva de livros, e o primeiro livro que alguém comprou foi o "Fluid Concepts and Creative Analogies: Computer Models of the Fundamental Mechanisms of Thought" de Douglas Hofstadter.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)