Google Meet com mute remoto de participantes; MacBook Pro 16 vai ter modo "turbo"; máscara futurista Razer Zephyr já disponível; GeForce Now com RTX 3080 dá jogos a 120 fps via cloud; e Google disseca campanha de ataques a YouTubers.
Antes de passarmos às notícias, temos o passatempo gadget da semana que te pode valer uma coluna Bluetooth Anker Soundcore Mini; e temos também o passatempo adicional do nosso 14º aniversário que te pode valer um Samsung Galaxy M22.
Investigadores holandeses crackaram formato de dados dos Tesla
Não querendo ficar dependentes do protocolo de pedido de dados sobre a condução à Tesla no caso de acidentes, investigadores holandeses meteram mãos à obra e conseguiram decifrar o registo de dados que o carro guarda sobre a condução. Dados em quantidade e frequência bastante mais extensa do que os que a Tesla disponibiliza quando solicitado, e que inclui angulo de viragem do volante, posição dos pedais de acelerador e travão, e muito mais - podendo incluir até um ano de arquivo destes dados.Considerando a quantidade de electrónica nos carros actuais, já era tempo de todos eles serem obrigados a incluir uma "caixa negra" ao estilo do que acontece nos aviões, que ajudasse na investigação de acidentes. Na prática, esses dados até já lá estão, mas o acesso aos mesmos está longe de ser feito de forma standard ou sem passar pelos fabricantes.
Grupo de ransomware Revil hackado pelas autoridades
A campanha de combate aos grupos de ransomware parece já estar a dar frutos, com uma força multi-nacional a ter conseguido obter o controlo dos servidores do grupo REvil, que parecia ter encerrado actividade mas regressou passado uns tempos. Desta vez as autoridades conseguiram apoderar-se dos seus servidores, usando o mesmo tipo de técnicas que estes hackers muitas vezes usam para se infiltrarem nas vítimas - e fazendo com que um dos responsáveis pelo grupo de ransomware anunciasse uma "retirada estratégia", dizendo que tinha as autoridades a fazerem todos os possíveis por o identificar.É de imaginar que esta perseguição ao ransomware aumente, mas tendo em conta o quão lucrativo é este negócio, movimentando milhares de milhões de dólares, não será fácil erradicá-lo. Mesmo que uns grupos sejam apanhados, haverá sempre outras pessoas dispostas a cederem à tentação do dinheiro fácil.
Apple Watch 7 dissecado no iFixit
O mais recente Apple Watch 7 já recebeu o tratamento oficial de desmontagem do iFixit, revelando algumas particularidades evolutivas face ao modelo anterior. Temos a simplificação de algumas ligações e componentes, o ecrã passa a ter o touch integrado e cabo único, e também houve algumas melhorias a nível da protecção contra pó e líquidos.Na parte das curiosidades, temos o abandono da "porta secreta" de diagnóstico, que ficava escondida no encaixe da bracelete, com a Apple a utilizar um sistema de diganóstico wireless que alguns acreditam servir de "beta testing" para um eventual futuro lançamento sem qualquer ficha física, passando a utilizar exclusivamente sistemas wireless, quer para comunicação como para o carregamento.
TikTok chinês obrigado a inserir pausas de 5 segundos
Na China, a crescente regulamentação das plataformas digitais obrigou o Douyin - a versão chinesa do TikTok - a inserir pausas de 5 segundos entre os vídeos quando considera que um utilizador já está a usar a app há muito tempo.Durante esses intervalos, que não se podem ultrapassar manualmente, são apresentadas mensagens como "amanhã é dia de trabalho", ou "está na hora de ir dormir". Por muito intrusivo que seja, interrogo-me se não seria uma boa medida para aplicar em todas as plataformas sociais em todo o mundo. :)
Curtas do dia
- Operadores de internet são os primeiros a fazer tracking dos utilizadores
- Rússia aperta controlo da fronteira da sua internet com a do resto do mundo
- Ausência de Elon Musk permitiu apresentação pacífica de resultados da Tesla
- Conteúdos do WeChat ficaram pesquisáveis no Bing e Google - mas foi por engano
- Criptomoedas transitam para energia limpa e renovável para escaparem às polémicas energéticas
Resumo da madrugada
- Produtos da Semana
- Google disseca ataque a YouTubers
- Máscara Razer Zephyr já disponível
- MacBook Pro 16 vai ter modo "turbo"
- Portátil Teclast F7 Plus 14.1" a €322
- Windows 11 corrige lentidão nos CPUs AMD
- Google Meet com mute remoto de participantes
- GeForce Now com RTX 3080 dá jogos a 120 fps via cloud
- Xbox Series X ganha interface em 4K real e modo nocturno
Curiosidade do dia: A Mercedes-Benz é o mais antigo fabricante de automóveis, tendo sido fundada em 1883. Para comparação, a Ford só viria a surgir em 1903.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)