2021/11/02

MS Edge final chega ao Linux

Depois da versão beta, a Microsoft anuncia a chegada da versão final do seu browser Edge para Linux.

A Microsoft está bastante orgulhosa do trabalho feito no Edge, embora nesta versão tenha abandonado o seu motor para passar a usar o motor do Chrome - e no processo reduzindo substancialmente a diversidade na web. E sinal disso é que o Edge não é um browser apenas disponibilizado para o Windows, como também está disponível para várias distro Linux.

Não deixará de ser uma situação um pouco irónica e caricata, especialmente para os que se recordarem das velhas relações entre MS e Linux, antes da aproximação que houve nos últimos anos e que fazem com que até se tenha um sub-sistema Linux integrado directamente no Windows para quem o quiser utilizar.

Este Edge para Linux está disponível para Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE, e para muitas outras distros que aceitem .deb ou .rpm.

Dito isto, e apesar da MS o apresentar como um browser estável, o Edge está a ser posicionado como browser destinado a developers que queiram fazer experiências sobre como os seus projectos irão ser exibidos no Edge (embora deva ser idêntico ao Chrome), e não como browser que espera que tenha boa aceitação por parte dos utilizadores Linux em geral - nem que seja pelo peso da tal rivalidade histórica que continuará a pesar na memória de muitos.

De qualquer forma, não se perde nada em lhe dar uma oportunidade. Há algumas coisas em que o Edge até leva vantagem sobre o Chrome, que por vezes se parece ter esquecido das suas origens como browser leve e rápido, e agora facilmente come recursos com fartura, mesmo quando nem se está a fazer nada de especial.

1 comentário: