2021/11/30

Notícias do dia

FIFA faz tracking dos jogadores para fora-de-jogo automatizados; Tesla adiciona compras in-car; Uber Pet deixa viajar com animais de estimação; Intel guarda hardware ultrapassado para testes de segurança; e Antárctico pode receber fibra óptica para se ligar ao resto do mundo.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um rato Trust Gaming GXT 970 Morfix.

SpaceX em risco se não resolver problema dos motores Raptor - diz Musk

Elon Musk enviou uma carta "assustadora" aos funcionários da SpaceX, referindo que os atrasos no desenvolvimento dos novos motores Raptor para a Starship podem pôr em risco toda a empresa já no próximo ano.

A SpaceX precisa dos motores Raptor para viabilizar o lançamento da Starship e foguete Super Heavy, que são críticos para permitir o lançamento da geração V2 de satélites Starlink, maiores e mais pesados, mas que são essenciais para possibilitar o retorno económico do projecto. No entanto, há quem também desdramatize a situação, referindo que é apenas o método habitual de Elon Musk "mobilizar" os funcionários para que se empenhem com mais dedicação, sendo que - sem surpresas - até termina a mensagem dizendo que iria cancelar os seus planos de "tirar férias" durante um fim-de-semana, para acompanhar o desenvolvimento dos motores.


Impressoras HP com falha de segurança há 8 anos

Investigadores revelaram novas vulnerabilidades que afectam mais de uma centena de impressoras multifunções da HP que estão no mercado há quase uma década.

Embora uma das vulnerabilidades implique o acesso físico às impressoras, reduzindo o seu grau de gravidade, outra pode ser explorada remotamente e potencialmente ser usada como "worm", fazendo com que uma impressora infectada possa procurar outras para propagar a infecção em cadeia. A HP já disponibilizou actualizações para estes CVE-2021-39237 e CVE-2021-39238, sendo também recomendável que os seus possuidores tomem outras medidas preventivas, como colocar as impressoras numa rede diferente segmentada, para que um ataque à impressora não dê acesso imediato a toda a rede.


Apps na Play Store roubavam dados bancários

Foi descoberto mais um lote de apps malware na Play Store, disfarçadas de apps de QR Scanner, digitalizadores para PDF e carteiras de criptomoedas, que na verdade tinham como objectivo roubar dados bancários e credenciais dos utilizadores.

No entanto, eram apps que deveriam suscitar imediatamente suspeitas por parte dos utilizadores. Para contornarem a detecção de malware da Play Store, estas apps não tinham código malicioso na app original, mas depois de instaladas usavam diferentes técnicas para tentarem convencer os utilizadores a fazerem o download de "actualizações" por fora da Play Store, onde o verdadeiro malware estava presente e seria instalado.


Cybertruck terá volante rectangular

Elon Musk confirmou que o futuro Cybertruck também irá adoptar o polémico volante rectangular estreado nos novos Model S e Model X, e que irá ser uma verdadeira "montra tecnológica" repleta de funcionalidades futuristas.

Resta esperar que entre essas funcionalidades futuristas esteja um sistema "drive by wire", como o que a Toyota irá aplicar no seu bZX e que permitiria resolver isso, possibilitando coisas como direcção com ângulo de viragem progressivo e ajustado em função das configurações ou modo de condução, sem necessidade de complexos sistemas mecânicos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A linguagem de programação COBOL foi criada em 1959 e foi pacialmente inspiada pela FLOW-MATIC concenida por Grace Hopper. Embora agora seja considerada "obsoleta", continua a ser usada em inúmeros sistemas de grandes dimensões onde tem sido preferível ir mantendo o que se tem em vez de recriar tudo de raiz.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)