2021/11/25

Notícias do dia

As passwords mais populares em Portugal têm benfica, portugal e maria no top 10; Tesla pede acesso à câmara interior no modo FSD Beta em caso de acidente; Spotify adiciona Discover com estilo TikTok; as melhores promoções Black Friday 2021; Fairphone faz chegar Android 10 ao Fairphone 2 com 6 anos; e ainda como desligar um smartphone Android 12.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um rato Trust Gaming GXT 970 Morfix.

Rússia exige Google, Apple e outros no país até ao final do ano

A Rússia voltou a fazer um ultimato aos gigantes tecnológicos, relembrando que sob a nova legislação são obrigados a ter presença física no território para continuarem a poder operar.

A Google, Apple, TikTok, Twitter, e outros, são alguns dos visados directamente no último comunicado que refere que terão que abrir um escritório lá até ao final deste ano; e que se aplica a todas as empresas com presença online e mais de 500 mil utilizadores. Uma medida que muitos acusam de ser uma forma de criar reféns no país com os quais poderá pressionar as respectivas empresas.


Angariação cripto para compra da Consitutuição enfrenta dificuldades na devolução

O projecto de angariação para compra de uma rara cópia da Constituição dos EUA está agora envolta em polémica, depois de ter juntado quase $50 milhões de dólares, mas ter perdido a licitação por alguns milhões. Agora, o processo de devolver as criptomoedas angariadas está a tornar-se numa gigantesca dor de cabeça, e as elevadas comissões de transacção do Ethereum não ajudam.

Estima-se que só nas comissões para a angariação tenha sido gasto perto de 1 milhão de dólares, sendo agora necessário valor idêntico para as devoluções. Num dos casos, uma pessoa que fez um donativo de $200 diz ter pago $70 de comissão para o enviar, e agora terá que pagar mais $70 para receber o valor - fazendo com que dos seus $200 só vá receber $60. E para quem fez donativos mais pequenos, a devolução nem sequer cobre os próprios custos. Neste caso, só porque as criptomoedas estão na moda, não significa que sejam automaticamente a melhor opção. E neste caso, devido aos custos das transacções elevados, o Ethereum terá sido uma das piores opções para este efeito.


Vulnerabilidade no Windows 10 e 11 permanece após "correcção"


A vulnerabilidade que a MS pensava ter corrigido há algumas semanas afinal não é tão eficaz quanto se pensava, continuando a permitir que um programa malicioso possa obter permissões de sistema e ficar com acesso a toda a máquina.

A única atenuante é que esta falha só poderá ser explorada se o atacante tiver acesso físico à máquina (ou se conseguir convencer um utilizador a instalar um programa malicioso).




Virgin Galactic revela vencedora de passatempo espacial

A Virgin Galactic já revelou a vencedora do seu primeiro concurso para uma viagem ao espaço.

A viagem até ao espaço (ou perto disso, já que tanto a Blue Origin como a Virgin Galactic se têm ficado por "passeios suborbitais", ainda não conseguindo igualar os dias em órbita proporcionados pela SpaceX) será feita por Keisha S. da Antígua e Barbuda, que fará a viagem acompanhada pela sua filha, que apropriadamente está a estudar astrofísica.




Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O USB foi criado em 1996, na altura suportando apenas velocidades de 1.5 Mbit/s (Low Speed) e 12 Mbit/s (Full Speed). O mais recente USB4 suporta velocidades de até 40 Gbit/s.

1 comentário:

  1. Que desastre! Porque não venderam todo o valor angariado em Etherium trocando por Litecoin, transferindo em Litecoin para os donatários e depois, caso cada donatário fizesse questão de comprar Etherium, faria conforme desejasse.
    Que desastre!

    ResponderEliminar