2021/11/16

Teste de míssil anti-satélite cria nuvem de destroços em órbita

O teste de um míssil russo anti-satélite criou uma nuvem de destroços que obrigou os astronautas na ISS a prepararem-se para uma evacuação de emergência.

Ainda estamos a dar os primeiros passos no espaço, e o que é que nos apressamos a fazer por lá? Testar armas. Embora não tenha sido a primeira (nem infelizmente será a última), a Rússia quis demonstrar a sua capacidade de poder destruir satélites em órbita, disparando um míssil anti-satélite contra um satélite seu no espaço. O resultado, uma nuvem de destroços que pôs em perigo a ISS - onde estão cosmonautas a bordo - e todos os satélites que atravessarem o seu caminho.

A explosão resultou em mais de 1500 destroços orbitais que passam a ser seguidos pelos sistemas de monitorização de lixo orbital, mas muitas mais centenas de milhar de estilhaços de tamanho impossível de seguir e que podem resultar na destruição de satélites em caso de colisão, e que permanecerão em órbita durante anos antes de caírem o suficiente para se desintegrarem na atmosfera.

Um triste dia para a exploração espacial, e que aumenta a preocupação sobre o que se vai passando "cá em baixo".


Actualização: já foram criadas visualizações que dão uma melhor ideia do que aconteceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)