2021/12/07

Emulador de drive de disquetes para pens USB

Quem quiser deixar de depender de disquetes mas tiver preso a um drive antigo, pode usar em emulador de drive de disquetes e passar a usar pens USB.

A maioria das pessoas já terá dificuldade em se recordar da última vez que utilizou disquetes de 3.5" (já nem falo nas de 5.25"!). Há mais de uma década que os computadores já nem incluem um drive de disquetes, tendo passado a depender exclusivamente de pens USB e drives ópticos, com estes últimos também a já terem caído em desuso. Mas, há situações em que não se tem alternativa. Há toda uma série de equipamentos, incluindo máquinas industriais, instrumentos musicais como sintetizadores e pianos eléctricos, e outros, que usam drives de disquetes - mas felizmente, há uma solução, sob a forma de emuladores de drives de disquetes.
Estes emuladores de drives de disquetes podem ser encontrados com preços na casa dos 30 euros:

O método de utilização é bastante simples. Estes emuladores podem substituir directamente um drive de disquetes mecânico. Mas em vez de usarem disquetes, usam uma pen USB como suporte, que podem acumular conteúdo de várias centenas de disquetes "virtuais" que se podem seleccionar usando botões no próprio drive.

Considerando todas as chatices associadas à utilização de disquetes, a par do custo das disquetes nos dias de hoje, esta é uma proposta extremamente atractiva, e que permitirá continuar a tirar partido destes equipamentos mais antigos ainda presos ao velho drive de disquetes.

5 comentários:

  1. Uso no meu commodore amiga 500

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem ser igual a esta apresentada ou tem de ser algo especial? Porque se não estou em erro, as drivers de disquetes do Amiga eram diferentes das de um PC x86...

      Eliminar
    2. Têm de ser instalado um firmware especial.

      https://github.com/keirf/FlashFloppy

      Eliminar
  2. É uma opção bastante usada por quem tem um Amiga clássico. Os Amigas da nova geração irão ter uma alternativa para os mais nostálgicos.

    ResponderEliminar
  3. É uma opção bastante usada por quem tem um Amiga clássico. Os Amigas da nova geração irão ter uma alternativa para os mais nostálgicos.

    ResponderEliminar