2021/12/07

Notícias do dia

Gmail com chamadas de voz e vídeo 1-para-1 como as que tinha com o Hangouts; ESA preocupada que Elon Musk domine o espaço; Instagram com controlos parentais em 2022; Google Pixel Watch apanhado em imagens promocionais; e Apple combate formas de pagamento fora das apps na Rússia.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM. Participa e partilha!

Apple pagou $275B para abrir as portas na China

A Apple é das poucas empresas ocidentais que tem encontrado sucesso na China, mas documentos internos revelam o que custou "abrir as portas" à sua entrada no território: a promessa de investimento no valor de 275 mil milhões de dólares, negociados pelo própio CEO Tim Cook.

Passa a ser do conhecimento público quanto é o "preço de admissão" para desbloquear o mercado na China para outras empresas que queriam fazer o mesmo. E apesar de ser um valor astronómico, é muito provável que tenha sido um bom negócio para a Apple, que tem registado receitas de cerca de 20 mil milhões de dólares por trimestre.


Musk diz que Tesla Bot resolverá falta de mão de obra - mas não diz quando

Com muitas empresas a terem dificuldade em arranjar pessoas dispostas a trabalhar, Musk diz que o robot humanóide Tesla Bot será a solução para o problema. No entanto, não arrisca avançar com uma data para que isso aconteça.

É melhor assim. Tendo em conta que a Tesla continua sem cumprir com o prometido modo FSD pelo qual os clientes já pagaram há anos, qualquer data que Musk anunciasse não iria ser levada a sério. Por outro lado, considerando que a Google ainda mal consegue fazer com que os seus robots limpem mesas, acho que não há risco deste Tesla Bot roubar postos de trabalho a curto prazo.


Twitter compra e encerra Quill

Boas e más notícias para quem utilizava o Quill, um serviço de comunicação concorrente do Slack. O Quill foi comprado pelo Twitter, o que será bom para os seus fundadores e (espera-se) para o futuro do serviço; mas por agora é péssimo para quem o estivesse a utilizar, pois o serviço irá ser encerrado.

É mais um caso que relembra os riscos deste mundo de startups e aquisições, onde qualquer serviço com potencial de sucesso corre o risco de ser adquirido e englobado na oferta de um gigante, nem sempre com o mesmo propósito que lhe tinha garantido o sucesso inicial. Não será admirar que se assista a um maior interesse por serviços descentralizados (como o Matrix) e livres deste tipo de dependência.

Por agora ainda não se sabe o que irá o Twitter fazer com esta aquisição, mas deveremos descobrir em breve.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Antes das disquetes de 3.5", o formato mais popular eram os floppy disks de 5.25", criados para serem uma versão mais compacta dos anteriores floppys de 8" criados no início da década de 70. Podiam armazenar 360 KB de dados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)