2021/12/22

Notícias do dia

Ladrões usam AirTags para localizar carros a roubar; operadoras norte-americanas tentam "ilimitado" à moda portuguesa; Tesla Model Y com melhor pontuação possível nos crash tests; DuckDuckGo prepara browser desktop; clube das apps milionárias soma 906 novos developers.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM. Participa e partilha!

Facebook lidera desconfiança dos utilizadores - Amazon lidera confiança

Um inquérito realizado nos EUA revela o grau de confiança - ou melhor dizendo, de desconfiança - dos utilizadores em diversos serviços online e, sem surpresas, o Facebook é aquele em que menos se confia. No top da desconfiança estão o Facebook (72%), TikTok (63%), Instagram (60%), WhatsApp e YouTube (ambos com 53%). Entre os que mais inspiram confiança, temos a Amazon (53%), Google (48%) e Apple (44%) - mas todos com valores que se podem considerar reduzidos.
O facto da Google conseguir obter 48% de confiança demonstra porque motivo a empresa prefere manter-se o mais "quieta" possível nestes temas, para que não se tenha a noção do imenso manancial de informação que tem sobre os utilizadores, e a forma como os usa - que, de certa forma, acaba por ser ainda mais abrangente do que o Facebook consegue fazer.


Tesla sob investigação por causa dos jogos durante a condução

A Tesla vai mesmo ser investigada por permitir que o seu modo de jogos funcione durante a condução. Apesar da Tesla justificar a medida como sendo para manter os passageiros entretidos, a acusação é a de que continua a ser um grande risco de distração para o condutor - e também o motivo pelo qual a maioria dos fabricantes bloqueia a utilização de coisas como ver vídeos, assim que o carro inicia a marcha.

A questão é que, em carros como o Model 3 e Model Y, com apenas um ecrã, a não-distracção do condutor vai impedir que o resto dos ocupantes possa usar os jogos os filmes para se distraírem durante a viagem, a não ser que cada um se dedique ao seu próprio smartphone ou tablet.


TikTok ultrapassa Google

Com a Amazon a encerrar o Alexa.com para os rankings dos domínios na Internet, a Cloudflare tenta ocupar essa posição com o seu Radar, que revela que o motivo pelo qual Google, Facebook, YouTube e outros estão preocupados: o TikTok já se tornou no site mais popular, cometendo a ousadia de ultrapassar o site da Google.
Só depois do TikTok temos Google, Facebook, Microsoft, Apple, Amazon, YouTube, Netflix, Twitter, e com o Pinterest a encerrar o top 10. Domínios como o Instagram e WhatsApp já nem conseguem estar nas primeiras 10 posições!


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro Echo da Amazon foi lançado em 2014, sendo internamente conhecido como Project D. O Project A foi o projecto que deu origem ao Kindle, o Project B foi o falhado Fire Phone, e com o Project D a ser um derivado do Project C, que nunca se transformou num produto real.


1 comentário:

  1. "A questão é que, em carros como o Model 3 e Model Y, com apenas um ecrã, a não-distracção do condutor vai impedir que o resto dos ocupantes possa usar os jogos os filmes para se distraírem durante a viagem, a não ser que cada um se dedique ao seu próprio smartphone ou tablet."

    Desculpa? Não, a questão não é essa. Se levar com um carro nas trombas porque a besta do condutor estava a jogar joguinhos com a família em vez de estar atento á estrada a questão não é se a família deste tinha com que se entreter.

    Agora é impossível para as pessoas estarem cinco minutos sem estarem coladas a um ecrã??? Se os meninos fazem birra por isso que aprendam a controlar os seus impulsos e a dependência dos ecrãs.

    ResponderEliminar