2021/12/28

Notícias do dia

Alexa faz desafio mortal a criança de 10 anos; Xiaomi apresenta Xiaomi 12 e MIUI 13; NAS QNAP sob ataque do ransomware QNAPCrypt; análise ao Oppo Reno6 Pro 5G; iPhones podem abandonar cartões SIM já em 2022.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM. Participa e partilha!

Microsoft prepara Surface "Trio" dobrado em três

Depois do Surface Duo dobrável em dois, a Microsoft prepara-se para aumentar uma dobradiça e trazer-nos um Surface dobrável em três.

É um modelo que desta vez se espera que dê uso a um ecrã contínuo em vez de ecrãs separados (como os ecrãs flexíveis que a Samsung já tem demonstrado como protótipos nos últimos anos) e que, considerando a reduzida espessura com que a MS conseguiu fazer cada secção do Surface Duo, permitiria que mesmo quando dobrado com as três secções empilhadas umas sobre as outras, ainda assim poderia manter uma espessura total aceitável.




China queixa-se dos satélites Starlink

A China queixou-se à ONU de que, pela segunda vez, foi forçada a efectuar manobras na sua estação espacial para evitar potenciais colisões com satélites Starlink da SpaceX.

Uma situação que seguramente visa relembrar os EUA de que não poderão usar todo o espaço como bem entendem - e no caso da constelação Starlink, ainda faltam muitos milhares de satélites, que potencialmente irão aumentar a frequência deste tipo de cenários - apesar da SpaceX dizer que os seus Starlink estão equipados com sistemas anti-colisão que desviarão o satélite automaticamente. No entanto, numa das queixas, a China diz que o problema foi precisamente deparar-se com um satélite que estava a fazer manobras constantemente, tornando impossível saber que órbita iria assumir.


Jame Webb desdobra antena

O telescópio James Webb já está no espaço a caminho do seu ponto de observação, e já conseguiu efectuar com sucesso uma das primeiras manobras críticas essenciais - a de posicionar correctamente a antena de alto-débito com que comunicará com a Terra, enviando cerca de 30 GB de dados por dia.

No entanto, há ainda um longo caminho pela frente, com mais de 50 operações críticas, que implicam o funcionamento sem problemas de quase 200 centenas de mecanismos, e que irão decorrer ao longo das próximas quatro semanas.


App Oculus foi a mais descarregada este Natal

Podendo ser indicador do que aí vem, este Natal houve uma app que, surpreendentemente, superou o TikTok nos downloads: a app Oculus da Meta / Facebook dedicada aos seus óculos VR.

Mesmo que por agora os óculos VR ainda não tenham o nível de qualidade (em termos de imagem) que se desejaria, é pelo menos um bom indicador de que o interesse do público existe. Resta saber se esse interesse se irá manter quando se descobrir o preço dos primeiros óculos VR da Apple que são aguardados para o final do próximo ano (2022) - mas talvez tenha sido por isso que a Apple começou a fazer subir os preços dos iPhones nos últimos anos, para que agora um valor de 2000 euros até pareça "aceitável".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro dispositivo a trocar os cartões SIM pelo eSIM foi o smartwatch Samsung Gear S2 Classic 3G em 2016. O Motorola Razr dobrável de 2020 foi o primeiro smartphone a vir apenas com eSIM.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)