2022/01/15

Cuidados na condução em piso molhado

Com a chegada do Inverno, chega também a chuva e todo o cuidado na estrada é pouco, isto porque o piso molhado tem uma influência directa na segurança rodoviária.

Em estrada molhada, mesmo que o tempo de reacção do condutor se mantenha idêntico ao dos dias de sol, a aderência dos pneus à estrada é mais reduzida. Por isso, e desde logo, a condução deve fazer-se sempre em velocidades menores. Mas há outras dicas que se deve ter em consideração quando se conduz em piso escorregadio.

1. Pneus sempre em perfeitas condições
Como os pneus são o único componente do veículo que se encontra em contacto directo com o piso molhado, deve garantir que a pressão, os rastos ou mesmo o tipo de borracha, estão adequados para a viagem que vai realizar.

2. Saber reagir à aquaplanagem
A aquaplanagem ocorre quando o veículo perde a aderência ao piso ao passar num lençol de água ou uma estrada inundada. Quando isto acontecer, não entre em pânico, não trave a fundo nem faça movimentos bruscos com o volante. Simplesmente desacelere e tente controlar o volante o mais direito possível até passar essa zona.

3. Mantenha uma distância maior para o veículo da frente
Como referido anteriormente, com o piso molhado o veículo irá percorrer uma maior distância numa situação de travagem mais brusca ou repentina. Assim, se não mantiver uma distância maior do que habitual do carro que vai à sua frente, se este travar de emergência, corre um risco maior de embater na traseira do mesmo.

4. Visibilidade é crucial
O passar do tempo e outros efeitos como o sol quente do verão poderá danificar as borrachas dos limpa para-brisas e, quando começa a chover, poderão não estar em condições de limpar correctamente o vidro, dificultando a visibilidade e potenciando acidentes. Deve substituir as escovas caso note alguma deterioração.

[publicado originalmente no Pela Estrada Fora]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)