2022/01/06

Notícias do dia

Drone com desfibrilador salva homem de ataque cardíaco; Bolt adopta semana de 4 dias; BMW iX Flow muda de cor com tecnologia E-Ink; Nearby Share do Android vai chegar ao Windows; Instagram testa feed cronológico; batoteiro do Genshin Impact queixa-se de versão pirateada do seu crack.

Enquanto finalizamos o nosso mega-passatempo de Natal - e preparamos o regresso aos passatempos semanais habituais - fiquem com as notícias do dia.

Monitor Samsung Odyssey Ark de 55" pode ficar na vertical

Depois do Odyssey Neo G8, a Samsung apresentou o seu maior monitor curvo até à data, o Samsung Odyssey Ark. Mas a parte mais curiosa é que além do habitual formato envolvente quando na horizontal, para este modelo a Samsung propõe a sua utilização na vertical.

É uma opção que não parece ser lá muito confortável, com o ecrã a curvar-se sobre o utilizador - mas, quem sabe, até pode dar origem a novas apps ou jogos que tirem partido deste ambiente panorâmico na vertical.


Samsung mostra protótipos dobráveis


Além do monitor curvo acima referido, a Samsung aproveitou o CES para mostrar vários protótipos de dispositivos que se tornam possíveis com a nova geração de ecrãs dobráveis. Temos smartphones dobrados em três partes, com ecrã virado para o exterior ou para o interior; temos portáteis / tablets de grandes dimensões; smartphones "esticáveis"; etc. Tudo coisas que deveremos começar a ver chegar ao mercado ao longo deste ano.


Intel apresenta Core i9 de 5.5 GHz

Sempre interessada em manter a liderança nos CPUs, a Intel apresentou uma edição especial do seu CPU topo de gama: o Core i9-12900KS. Trata-se de uma versão "turbo" do Core i9 normal, que pode atingir uma frequência de 5.5 GHz num dos cores de alto-desempenho, em vez dos 5.2 GHz do modelo normal; e manter 5.2 GHz quando usados todos os núcleos em simultâneo.

No entanto, tudo indica que se tratarão de chips com disponibilidade bastante limitada, e que deverão estar reservados para a produção de PCs pré-feitos dos vários parceiros da Intel.


Router ROG Rapture GT-AXE16000 quad-band

Quem estiver à procura de um router topo de gama com WiFi 6E, pode considerar o novo ROG Rapture GT-AXE16000, um router quad-band para gamers. Além das habituais bandas 2.4 GHz, e duas nos 5 GHz, este router também dá uso a uma banda adiciona no 6 GHz. Isto dá-lhe uma largura de banda combinada (teórica) de 16 Gbps. Os utilizadores podem também configurar qual das bandas querem usar para efeitos de Mesh, 5 / 6 GHz; e temos ainda duas portas 10 GbE, além das quatros GbE normais. A porta WAN suporta ligações à internet até 2.5 Gbps.

Com um preço anunciado de $649 nos EUA, é bem provável que o seu preço se aproxime dos 700 euros quando chegar até nós.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora impraticável e impossível de dirigir, o primeiro quadcóptero foi inventado em 1907 pelos irmãos Jacques e Louis Bréguet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)