2022/01/04

Notícias do dia

Lâmpadas Sengled podem detectar frequência cardíaca; Mercedes revela protótipo Vision EQXX com 1000 km de autonomia; Samsung Eco Remote aproveita o WiFi para recolher energia; Google Photos troca backups de fotos/videos por limite de dados diário; e aumentam os casos de AirTags usados para seguir pessoas.

Enquanto finalizamos o nosso mega-passatempo de Natal - e preparamos o regresso aos passatempos semanais habituais - fiquem com as notícias do dia.

Ford vai duplicar produção da F-150 Lightning

Com a produção limitada da F-150 Lightning para os próximos anos (com apenas cerca de 150 mil unidades até 2025) a causar um aumento absurdo de preço nos concessionários, a Ford tenta retomar o controlo da sua pickup eléctrica prometendo a duplicação da produção para 150 mil unidades por ano.

Embora seja uma medida bem vinda, ainda assim demonstra como até os gigantes da indústria estão com enorme dificuldade em acompanhar o ritmo da Tesla, que mesmo sendo "pequena" em comparação com a indústria dos automóveis a combustão, nos eléctricos continua a dominar, tendo produzido mais de 1 milhão de veículos eléctricos em 2021 - um novo recorde.


Índia investiga pagamentos na App Store

Para onde quer que se vire, a Apple não tem descanso. Também a Índia se junta ao grupo de países que vai investigar a obrigatoriedade das apps na App Store serem forçadas a usar o método de pagamento disponibilizado pela Apple, sem poderem recorrer a alternativas que evitassem o pagamento de 30% de comissão à Apple.

As exigências de mudança neste campo têm começado a surgir em vários países, mas ainda nenhuma delas foi feita de forma exemplar de modo a obrigar uma mudança da Apple a nível global.


Rússia obriga Netflix a ter canais estatais

A Netflix é a mais recente empresa tecnológica a ter que acatar a regulamentação russa. Enquanto serviço de streaming com mais de 100 mil utilizadores diários, a Netflix passa a ser obrigada a disponibilizar também 20 canais oficiais estatais, que incluem canais noticiosos, de entretenimento, e também religiosos.

Estes canais terão que ser disponibilizados a partir de Março, ou a Netflix arrisca-se a ter que pagar multas recorrentes ou enfrentar a possibilidade de ter que encerrar no território.


Wordle - a palavra do dia

Se forem fãs de jogos de palavras (em inglês), há um novo, feito por uma única pessoa, que está a ter crescimento viral: o Wordle.

O Wordle desafia os jogadores a descobrirem a palavra do dia, com 5 letras, usando um sistema idêntico ao do Mastermind: as letras certas nas posições certas são indicadas a verde; letras correctas na posição errada são indicadas a amarelo, e letras erradas ficam marcadas a cinza escuro.

Uma boa forma de exercitar os neurónios sem grandes exigências e ocupando apenas um par de minutos por dia.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora o Model T costume ser mais referenciado, o primeiro carro produzido pela Ford foi o Model A de 1903. O Model T só viria a surgir em 1908.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)