2022/01/21

Notícias do dia

França perde EarPods gratuitos com iPhones; Twitter activa NFTs como avatars hexagonais; CoverScreen OS dá uso útil ao ecrã externo do Z Flip 3; União Europeia vai lançar serviço DNS4EU; Finanças dos EUA exigem autenticação biométrica de empresa externa.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

iOS 15.3 RC resolve bug do Safari

Tal como se esperava, não demorou para a Apple se apressar a resolver o bug do Safari que revelava sites visitados e dados sobre contas do utilizador.

A Apple já disponibilizou um iOS 15.3 RC e em versão beta pública, que deverá ser transformado em versão oficial para todos nos próximos dias. Ainda assim, fica mais uma vez demonstrado como já era tempo da Apple separar as actualizações das apps das actualizações do sistema, e que permitiria resolver este caso com uma simples actualização do Safari em vez de mais uma que pode deixar um iPhone "inutilizado" por uma dezena de minutos durante o processo de actualização.


Google prepara óculos de Realidade Aumentada para 2024

A Google está a trabalhar a toda a velocidade para não ficar atrás da Apple na guerra dos óculos de realidade aumentada que se prevê para os próximos anos, tendo um projecto que poderá trazer óculos mixed-reality para o mercado já em 2024.

Este acaba por ser um sector onde a Google tentou entrar com o Google Glass - que nunca se veio a tornar no fenómeno que a Google prometia - talvez por o ter tentado antes do momento certo. E não tem ajudado que empresas como a Magic Leap também continuem a falhar e a não cumprir as promessas revolucionárias que fazia nesta área. As expectativas são muitas, e agora é uma questão de tempo até vermos qual será a primeira empresa capaz de criar uns óculos que as tornem em realidade.


Intel prepara mega-fábrica de chips de $20B

A Intel diz que vai investir 20 mil milhões de dólares para construir uma mega-fábrica de produção de chips nos EUA, para reduzir a sua dependência nos fabricantes asiáticos.

O actual cenário de escassez de chips veio demonstrar a dependência ocidental das linhas de produção na China, e agora tanto os EUA como a Europa procuram formas de reduzir as probabilidades de que este cenário se repita no futuro. O único problema é que estas fábricas implicam investimentos "bilionários" (como demonstrado neste caso da Intel), e irão demorar anos até que comecem a produzir - mas, como em tudo, é preciso começar por algum lado.


Apple encomenda série Godzilla para a Apple TV+

A Apple continua a investir em séries sonantes para o seu serviço de streaming Apple TV+ (que embora tenha filmes e séries de qualidade, fica a perder - e muito - em quantidade para os seus rivais) e agora prepara mais uma a que ninguém ficará indiferente: uma série live-action Godzilla, que poderá expandir-se para outras áreas dos Titans do "Monsterverse" da Legendary, incluindo o King Kong e outros.

Até agora já tivemos quatro filmes destes Monsterverse: Godzilla (2014), Kong: Skull Island (2017), Godzilla: King of the Monsters (2019), e Godzilla vs. Kong (2021). E uma série Godzilla (e amigos) encaixará perfeitamente no catálogo sci-fi da Apple, que já inclui séries como Foundation, Invasion, e See.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O browser Safari da Apple foi lançado em 2003 com o Mac OS X Panther, e é baseado em no projecto open-source WebKit. Teve teve direito a uma versão Windows durante alguns anos, entre 2007 e 2010.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)