2022/01/26

Notícias do dia

Windows 11 começa a ter apps Android no próximo mês; família Xiaomi Redmi Note 11 chega com 120 Hz e 108 MP; Chromebooks vão ter carregamento adaptativo para prolongar bateria; Neil Young faz ultimato ao Spotify por causa de Joe Rogan.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um tapete XL RGB para rato.

Vulnerabilidade PwnKit dá acesso root nos Linux

Uma vulnerabilidade num componente do sistema (pkexec) que está presente na maioria das distribuições Linux (incluindo RHEL 8, Fedora 21, Ubuntu 20.04, e derivados Debian) permite que um atacante consiga obter acesso root.

Designado por PwnKit, esta vulnerabilidade afecta praticamente todos os sistemas dos últimos anos, incluindo também as variantes ARM, pelo que as suas ramificações podem ser bastante extensas.



EUA adoptam políticas "zero trust" para maior segurança

Para fazer face às novas ameaças, os EUA vão adoptar uma política "zero trust" no acesso aos seus serviços digitais, para maior segurança.

Ao contrário das redes tradicionais, em que se assume que quem está na rede é de confiança e pode ter acesso a tudo, num sistema zero trust passa-se para o oposto, desconfiando de tudo e todos e exigindo que todo e cada acesso só seja permitido com as devidas autorizações, e em que cada utilizador só tem acesso ao mínimo de coisas possíveis indispensáveis para a sua função.


Criptomoedas "lavaram" $8.6B de dólares em 2021

Uma análise aos endereços maliciosos revela que em 2021 foram movimentados 8.6 mil milhões de dólares em criptomoedas implicadas em actividades fraudulentas, cujo rasto será difícil de seguir quando são trocadas por outras que dificultam o seu rasto ou pelos "misturadores" de criptomoedas. É um valor que aumentou face aos 6.6 mil milhões de 2020, mas fica abaixo dos 10.9 mil milhões registados em 2019.

Para quem achar este valor "obsceno" (que o é), importa não perder a perspectiva de que continua a ser uma gota de água face à lavagem de dinheiro em moeda tradicional, que o UN Office of Drugs and Crime estima que se situe entre os 800 mil milhões e os 2 biliões de dólares, a cada ano.


Apple lidera na China no 4º trimestre

A Apple obteve bons resultados na China, sendo a marca mais vendida no último trimestre de 2021. A Apple conseguiu 23% das vendas, à frente dos 19% da Vivo e 17% da Oppo, seguidas pela Honor (15%) e Xiaomi (13%).
O último trimestre do ano é sempre um bom trimestre para a Apple, aproveitando o lançamento das novas versões de iPhones. Com isto a Apple ascendeu à terceira posição global em 2021, à frente da Xiaomi e atrás da Vivo e Oppo, com um crescimento de 47% face ao ano anterior.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora normalmente se fale de "Linux" como sendo uma entidade única ou associada a uma meia dúzia de distros, na verdade existem mais de 300 distribuições Linux com desenvolvimento activo.

3 comentários:

  1. Sobre a curiosy, eu diria que são 300 mil!

    Eu uso ZorinOS, no meu PC principal e no PC mais antigo uso o Linux Mint e o Puppy Linux (para a filhota brincar).

    NoPC da esposa tem dual boot Windows 11 e MX Linux (entrei ZorinOS, o Mint e o MX Linux não sei qual o mais userfriendly).

    Tenho um computador de secretária muito antigo o de coloquei o antiX, que está ligado a uma não menos antiga impressora multifunções (e de onde faco muitas digitalizações para o Evernote, algo que já não fazia desde o Windows 7...).

    Resumindo, não sou experto em Linux nem nada que pareça (no trabalho uso Windows 10 e gosto), mas em cada não há nada que motive a usar Windows uma vez que com Linux faço tudo o que quero sem qualquer problema (pelo contrário, consigo reaproveitar equipamentos antigos e deixo a minha filhota brincar e começar a ver como algumas coisas se fazem...)

    ResponderEliminar
  2. Só uma nota. Nos EUA não existem 800 mil milhoes, mas sim 800 biliões. E quando referes 2 biliões de dólares, deverias referir como 2 triliões de dólares.

    Na contabilização de moeda Euro existe os mil milhões, mas em dólares passa-se logo para biliões. Quando é referido 2 biliões de dólares, deve ler-se 2 triliões de dólares, e onde se lê 800 mil milhões, deve-se ler 800 biliões de dólares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente desacordo.

      Se estamos num blogue de língua portuguesa, usamos a numeração em língua portuguesa.

      Os "biliões" (ou "bilhões" como os brasileiros lhes chamam) dos americanos são, efetivamente "milhares de milhões" na Europa.

      Não é por se falar de batatas ou de de cebolas que se alteram as medidas de quilos para libras.

      Eliminar