2022/01/27

Notícias do dia

Pixel 3 está prestes a perder actualizações; análise ao Xiaomi Pad 5; iPhones vão poder receber dinheiro contactless; Google Play com download de apps Android para Windows; e o estranho caso do documento com "1" que viola direitos de autor no Google Drive.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um tapete XL RGB para rato.

Sigfox em insolvência

A Sigfox entrou em processo de insolvência e está à procura de um comprador para tentar viabilizar o seu funcionamento. Por agora a rede de comunicação IoT fica assegurada por mais 6 meses, mas o seu futuro a longo prazo fica posto em risco a não ser que outra empresa assuma as suas funções.

Ao contrário das rede LoRa (LoRa vs Sigfox) a rede Sigfox tem estrutura idêntica à das redes celulares tradicionais, necessitando de uma infraestrutura fixa permanente mantida por uma empresa. Se a Sigfox desaparecer, dispositivos como os localizadores GPS Invoxia, e todos os outros dispositivos que usam Sigfox para comunicações, deixarão de funcionar.


Meta (Facebook) muda Oculus para Meta Quest


O Facebook Meta continua a tentar convencer o público a adoptar o seu novo nome, e para isso mudou o nome dos óculos Oculus Quest para Meta Quest. A alteração não está a ser muito apreciada pelos fãs dos Oculus, sendo que há até quem lembre como isto pode ser contraproducente. No caso do Facebook, a mudança para Meta tenta distanciar a empresa do seu passado problemático; mas a Oculus era uma marca / nome com boa reputação no espaço VR, e que ao ser eliminada em prol de Meta Quest, vai obrigar a recomeçar do zero - e no processo deixar intrigados todos os que continuarem a pesquisar por "Oculus".



Messenger com encriptação E2E sem limitações

Menos polémica que a alteração da Oculus, temos a chegada do modo de encriptação E2E no Messenger nas mensagens e vídeochamadas (via Vanish Mode ou Secret Conversations), e agora sem qualquer restrição face às mensagens não encriptadas, incluindo o envio de GIFs, stickers, reactions, long-press para responder e reencaminhar. Temos também alertas no caso de alguém captar um screenshot de uma mensagem privada (esquecendo-se que facilmente alguém pode tirar uma foto do ecrã com outro smartphone).

O que não chega por agora é a activação deste modo E2E de forma automática para todos, para não angustiar ainda mais os governos que desejam continuar a manter a capacidade de poderem espiar as conversas nestes serviços. Era algo que já deveria ter acontecido, mas que o Facebook Meta tem adiado para mais tarde (não deixa de ser bastante irónico, ver o Facebook a lutar pela privacidade dos seus utilizadores).


Spotify remove músicas de Neil Young após ultimato do artista

Neil Young quis pressionar o Spotify a remover o podcast de Joe Rogan por promover desinformação sobre Covid-19, dizendo que o serviço de streaming teria que escolher entre ter as suas músicas ou ter os podcasts. E o Spotify assim fez, removendo as suas músicas e mantendo o podcast de Joe Rogan. Decisão previsível tendo em conta que tinha pago $100M para o ter como exclusivo na plataforma.

O Spotify mantém a sua posição de que pretende ser uma plataforma neutra e aberta a todo o tipo de opiniões contraditórias; já Neil Young, apela a que outros artistas sigam o seu exemplo - mas consciente de que será um pedido difícil, tendo em conta que a maioria deles terá a sua maior fatia de lucros vinda do Spotify.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Estima-se que sejam vistas mais de mil milhões de horas de vídeo por dia no YouTube, que demoriam mais de 114 mil anos a serem vistas por uma única pessoa a tempo inteiro, 24 horas por dia.

4 comentários:

  1. Quem diria que a SigFox está em insovência. Espero que alguem pegue no projeto e continue a levar adiante, se nãos serão milhares de rastreadores da Invoxia a ficar como pisa papeis.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. SigFox vai à falência? Ui. Lá fica a Securitas Direct sem a sua rede anti-inibidores ahah já que usam precisamente a SigFox para enviar os sinais de alarme se alguém interferir com os sinais de redes telefónicas móveis públicas (ex.: Altice, Vodafone, NOS). Fontes: https://www.cellnextelecom.pt/en/noticia-118/ , https://www.sigfox.com/en/news/how-build-iot-device-home-security-securitas-direct-verisure-experience , https://www.businesswire.com/news/home/20160222005802/en/Verisure-Securitas-Direct-Connects-200000-Alarm-Systems-To-the-SIGFOX-Internet-of-Things-Network-in-France , https://cellnextrends.com/securitas-direct-amplia-contrato-servicios-iot-cellnex/

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar