2022/02/11

Ataque à Vodafone foi feito com login de funcionário

Mais informação tem sido revelada sobre o ataque à Vodafone, e sabe-se que os atacantes entraram "pela porta da frente" usando credenciais de um funcionário e ultrapassando os sistemas 2FA via SMS.

Enquanto se aguarda por um relatório oficial da Vodafone que descreva em detalhe o ataque sofrido, que será útil para evitar que casos idênticos aconteçam, vão-se descobrindo mais detalhes sobre o que se terá passado. Em primeiro lugar, fica de fora a vertente do potencial ataque aproveitando vulnerabilidades de hardware da infraestrutura. Afinal, e como costuma ser o mais frequente, a coisa foi bastante mais "simples".

Os atacantes terão conseguido infiltrar-se na rede interna da Vodafone usando credenciais de um funcionário - credenciais que aparentemente já estariam à venda em fóruns de hackers há algum tempo. Mas a parte mais interessante é que além das credenciais roubadas, os atacantes também terão conseguido ultrapassar o sistema de autenticação de 2-factores (2FA) usado pela Vodafone - de código extra enviado via SMS - e que vem demonstrar porque motivo os especialistas de segurança desaconselham o uso de SMS para este fim, há anos!

Quer tenha sido através de engenharia social, ou suborno de um funcionário, ou outro método, os atacantes terão conseguido apoderar-se do número de telefone do funcionário em questão, e assim ficar com acesso total até para as operações perigosas que permitiram afectar o funcionamento da Vodafone a uma escala sem precedentes.

Fica demonstrada a vulnerabilidade dos SMS para efeitos de 2FA. Este ataque não poderia ter sido feito - pelo menos não tão facilmente - caso fosse exigida uma chave física de autenticação. Dito isto, resta esperar que este caso sirva de lição para que se reforce a segurança, e há ainda que salientar que, perante tal cenário apocalíptico, a Vodafone conseguiu fazer um excelente trabalho na recuperação e reposição dos serviços - para quem foi apanhada completamente de surpresa.

11 comentários:

  1. Há anos que a Google adotou o FIDO U2F, tendo basicamente acabado o phishing, hoje em dia com o FIDO2, se usar PIN é quase impossível a alguém ter as credenciais de acesso disponíveis para venda, sem a participação ativa do funcionário, desde que a empresa garanta que qualquer entrada é mesmo da pessoa (ex.: mesmo browser/ IP), e qualquer operação mais sensível exigir sempre o segundo-fator de autenticação.

    ResponderEliminar
  2. "Vodafone conseguiu fazer um excelente trabalho na recuperação e reposição dos serviços"...

    Vou ali rir-me até 2034 e já volto! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas que não? Em menos de 24h ja parte dos sistemas estavam a funcionar.

      Se achas que recuperar sistemas desta envergadura 'e fácil e rápido, então percebes mesmo disto.

      Eliminar
    2. Concordo. 24h para repor os serviços foi um excelente serviço.
      As pessoas pensam que os sistemas de empresas da envergadura de uma Vodafone, são uns PC's a servir de servidor. :)

      Eliminar
    3. Vai e não voltes... Contribuição 0 e 0 conhecimento da realidade.

      Eliminar
    4. Pensam que é como ter em casa um PC que é fácil resolução..... Vodafones e companhia tem um sistema por trás muito complexo.... Queria ver ser eles a resolver

      Eliminar
  3. Vodafone é uma empresa que sempre garantiu alta confiança seu clientes daí em tempo útil deu a resolução dentro possível tempo recorde

    ResponderEliminar
  4. Não sei que diga, mas algo muito suspeita aconteceu,...
    Que tentem resolver agora também de pagar as indemnizações aos clientes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema das indemnizações é a quantidade enorme de oportunistas que distorcem os prejuízos e com isso prejudicam quem verdadeiramente teve impactos signficativos.

      Eliminar
  5. Ia pedir uma indemnização mas depois lembrei-me que nunca fui cliente deles

    ResponderEliminar