Apesar de todas as polémicas passadas ao longo dos últimos anos, o Facebook (agora Meta) conseguiu sempre manter sempre um número crescente de utilizadores. Mas essa era chegou finalmente ao fim, fazendo antever que o "pico" do Facebook possa ter sido atingido, e de agora em diante seja sempre a descer.
Por agora a queda é quase simbólica, passando de uma média 1.93 mil milhões de utilizadores diários para 1.929 mil milhões, mas torna-se num marco por ter sido a primeira vez que o FB anunciou uma redução no número de utilizadores. Algo que algumas pessoas consideram ser o "sangue na água" que revela o início do fim da era do Facebook.
Facebook's hands are tied
— Nikita Bier (@nikitabier) February 2, 2022
1—High ARPU coastal users have churned; TikTok is eating their lunch
2—They can't acquire because of antitrust scrutiny
3—They can't build because founders don't want to be there
4—IDFA killed their ability to target ads
5—The metaverse is 10yrs out
RIP
Não há dúvidas de que o Facebook / Meta enfrenta uma fase complicada, ao estar sujeito a escrutínio adicional em múltiplas frentes: privacidade, aquisições, publicidade direccionada com restrições, etc. E embora esteja a fazer uma grande aposta no VR, esse eventuais frutos estarão ainda a meia-década (ou mais) de distância.
Por outro lado, é preciso não descontextualizar. O FB continua a ter mais de 1.9 mil milhões de utilizações diários, e mesmo que esteja com dificuldade em cativar os mais jovens, os actuais utilizadores não se irão dissipar de um dia para o outro. E, só ano ano passado, teve quase 40 mil milhões de dólares de lucro. Tal como outros impérios digitais de antigamente, o seu declínio não será algo que aconteça rapidamente, mas sim um processo gradual de perda de interesse ao longo de vários anos que o torne irrelevante.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)