2022/02/22

Instagram remove limites mais reduzidos de utilização diária

O Facebook / Meta está a remover as opções de limitação de tempo mais reduzidas no Instagram, incentivando os utilizadores a escolherem mais tempo.

Mudam-se os tempos, mudam-se as tácticas. Depois de há alguns anos ter anunciado com pompa e circunstância a sua preocupação com os utilizadores e a prevenção de abusos, ao disponibilizar uma opção que permitia limitar o tempo passado diariamente na app; agora tudo vale para tentar fazer com que os utilizadores passem mais tempo no Instagram.

O Instagram continua a ter a opção de limite de tempo diário, mas agora o período de tempo mínimo que os utilizadores podem seleccionar é de 30 minutos, face aos 10 minutos que podiam escolher anteriormente.
A app também recorre aos chamados "dark patterns" para tentar guiar os utilizadores de forma a que seleccionem o máximo de tempo possível, começando por apresentar o valor de 3 horas no topo, e depois por ordem decrescente até ao mínimo de 30 minutos - em vez de começar por apresentar os 30 minutos no topo.

Não há como não pensar que esta medida não esteja relacionada com a perda de utilizadores do Facebook, que quebrou o ciclo de crescimento que tinha tido desde a sua criação - e numa altura em que tenta desesperadamente combater com novas ameaças como o TikTok.

Os utilizadores poderão recorrer a outras ferramentas para limitar o tempo de utilização do Instagram, ou qualquer outra app, usando as opções do sistema, como o Digital Wellbeing em Android ou o Screen Time em iOS (a não ser que queiram recorrer a técnicas mais radicais).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)