2022/02/14

Lapsus Group revela passwords do grupo Impresa

Os hackers do Lapsus Group estão a revelar algumas passwords de serviços usados pelo grupo Impresa.

O Lapsus Group pode não ter atacado o site do Parlamento, mas conquistou desde logo visibilidade garantida por ter atacado alguns dos maiores grupos editoriais em Portugal - que desde logo o classificaram como sendo um ataque à liberdade noticiosa, e merecendo-lhe o lugar de "inimigo público número um" para os media.

Pois bem, o colectivo de hackers tem divulgado alguns dos dados que apanhou nesses ataques, incluindo os nomes de utilizador e passwords de acesso a vários serviços, como o Adobe Spark, Adobe Premiere e Photoshop, e ao Instagram do Vida Extra do Expresso.
Embora não sirva de desculpa (total) para o ataque, refira-se que as passwords utilizadas são aquilo que se pode considerar "profundamente inseguras", não sendo o tipo de password que exigiria qualquer trabalho por parte de um hacker para serem descobertas ou exploradas.

Está na hora das empresas, quer sejam do ramo das notícias ou não, começarem a levar a questão da segurança informática e digital mais a sério. E embora isso seguramente não evite que existam novos ataques no futuro, pelo menos irá fazer com que os ditos hackers pelo menos tenham que se aplicar a sério para conseguirem infiltrar os seus serviços.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)