2022/03/24

NASA procura 2º fornecedor para módulo lunar Artemis

Depois de ter escolhido a SpaceX, a NASA revela que vai também seleccionar uma empresa concorrente para desenvolver um segundo módulo lunar.

Quando se pensava que a novela da decisão pela empresa responsável pelo próximo módulo lunar a usar nas missões Artemis estava definitivamente encerrada, eis que tudo volta (quase) ao início, com o anúncio da NASA de que vai seleccionar outra empresa, além da SpaceX, para desenvolver um módulo lunar concorrente.

O processo de selecção da empresa responsável pelo novo módulo lunar foi bastante problemático, com a NASA a ter seleccionado a SpaceX, mas tendo direito a inúmeras reclamações por parte da Blue Origin de Jeff Bezos. Reclamações que encravaram o processo (por diversas vezes), mas que não alteraram a escolha da NASA pela empresa de Elon Musk - a SpaceX. Mas, a verdade é que a NASA tinha originalmente pensado em seleccionar duas empresas, só não o fazendo por falta de verbas. E agora, sob a nova administração de Joe Biden, a NASA parece finalmente ter conseguido os fundos necessários para poder avançar com as intenções iniciais e escolher uma segunda empresa, com a ideia de que a "competição" entre ambas resultará num melhor produto final.

Veremos se desta vez a Blue Origin consegue apresentar um plano dentro do orçamento, ou se teremos mais uma nova dose de reclamações da Blue Origin contra o segundo seleccionado para o projecto - no caso da NASA voltar a não optar pela empresa espacial de Jeff Bezos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)