2022/03/01

Sensor Terahertz quer competir com LIDAR

Investigadores criaram um sensor Terahertz que poderá vir a substituir os sensores LIDAR no futuro.

Existem inúmeros cenários onde se torna vantajoso ver o mundo em 3D, quer seja para efeitos de auxiliar um carro autónomo a circular nas estradas, ou para efeitos de vigilância. E agora o LIDAR prepara-se para ter concorrência de um sensor Terahertz.

Enquanto o LIDAR usar lasers, este sensor Terahertz utiliza RF - pelo que na prática pode ser considerado um radar - a diferença é que usa 10 mil antenas que lhe dão a capacidade de criar e direccionar um feixe com bastante precisão, que lhe permite obter uma resolução idêntica ao de um LIDAR, mas com a vantagem adicional de ser imune a coisas com chuva, neve, ou até coisas mais banais como sujidade.

A tecnologia em si não é novidade. Há uma década atrás já falávamos da possibilidade das câmaras nos smartphones evoluírem para este tipo de sensores para terem visão "raios-X". Tal (ainda) não se veio a concretizar, mas já vamos tendo smartphones e tablets com câmaras 3D ToF e LIDAR... pelo que, quem sabe como as coisas estarão daqui por mais uma década?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)