2022/04/14

Notícias do dia

Elon Musk quer comprar o Twitter; Mercedes Vision EQXX faz mais de 1000 km no mundo real; Browser Staybl para iPad resiste a tremores nas mãos; Waze viaja no tempo e regressa aos 70, 80 e 90; T-Mobile pagou resgate a hackers mas dados foram vendidos na mesma.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um localizador Tile.

Apple acusa Meta de hipocrisia nas comissões

A reacção da Apple à revelação de que a Meta (ex-Facebook) quer cobrar uma comissão de quase 50% no Horizon Worlds não se fez esperar.

Fazendo parte do grupo de empresas que critica a comissão de 30% que a Apple cobra na App Store, a Meta é agora acusada de completa hipocrisia por pretender aplicar uma comissão de 47.5% na sua plataforma VR. E vai ser interessante ver que "desculpas" a Meta encontra para esta comissão, que não possam ser igualmente usadas pela Apple para defender a sua comissão mais reduzida. É caso para dizer que a Meta se colocou "mesmo a jeito" para tudo o que vai ouvir.


TikTok prepara botão de "dislike" para comentários

O TikTok vai tentar recorrer a um botão de "dislike" para sinalizar comentários inapropriados e manter um melhor nível na sua plataforma.

A maioria das plataformas tem-se tentado manter afastada dos botões de "dislike" nos conteúdos, para que não sejam usados como forma de "bullying" sobre os criadores, deixando apenas os botões de like (e mesmo assim, nalguns casos, escondendo o contador) - mas a sua utilização nos comentários será um pouco mais simples.


iPhones de 2023 com objectiva periscópica?

A Apple parece ter encontrado fornecedor para objectivas periscópicas que poderão ser aplicadas nos iPhones de 2023.

Os rumores de que a Apple tem investigado as objectivas periscópicas já têm alguns anos, sendo um sistema que permite manter uma objectiva telefoto de maior comprimento focal num equipamento de espessura reduzida como um smartphone. No entanto, é também algo que ocupará maior volume interior, que é também um bem extrememante precioso nos smartphones modernos, onde cada décima de milímetro é disputada. O sistema faria mais sentido se em vez de uma teleobjectiva fixa a Apple optasse por um sistema zoom variável (já vimos protótipos de zooms periscópicos), mas a Apple poderá não estar disposta a arriscar numa tecnologia desse tipo sem ter a garantia de que não dará problemas. Seguramente que se irá ouvir mais sobre isto ao longo dos próximos meses, e ficar com uma melhor ideia do que a Apple estará a preparar para o iPhone 15 de 2023.


Sony e Nintendo suspendem subscrições não utilizadas no Reino Unido

A Sony e a Nintendo vão alterar a forma como lidam com a renovação dos seus serviços de subscrição, em resultado de uma investigação no Reino Unido.

A partir de agora a Nintendo deixa de fazer renovações automáticas nas subscrições a não ser que os clientes escolham expressamente essa opção; e a Sony replica a opção da Microsoft, começando por enviar mensagens de alerta aos utilizadores que não tiverem tido actividade e informando-os como podem cancelar a subscrição, e posteriormente terminando a subscrição automaticamente se o utilizador continuar sem actividade.

Boas opções que impedem que um utilizador inactivo (ou falecido) continue a pagar eternamente por um serviço que já não utiliza.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As capacidades sonoras dos primeiros PC resumiam-se a um pequeno buzzer que podia apitar em diferentes frequências - mas alguns jogos faziam maravilhas tecnológicas e conseguiam utilizá-lo para reproduzir músicas digitalizadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)