2022/06/29

ARM apresenta Cortex-X3 e A715

A ARM já apresentou os seus mais recentes núcleos de alto-desempenho, o Cortex-X3 a A715, com melhorias de desempenho e eficiência.

A par do GPU Immortalis com ray-tracing, a ARM também apresentou os novos núcleos de CPU que deveremos ver nos chips topo de gama e gama média-alta para o final do ano.

O Cortex-X3 é o núcleo de alto desempenho dedicado para as tarefas mais intensivas, e promete um salto de 25% face ao actual X2. No caso dos chips destinados aos portáteis Windows, o salto será ainda maior, de 34%.

No Cortex-A715, temos um núcleo que promete ser 20% mais eficiente em termos de energia, para o mesmo nível de desempenho, comparado com o A710. Em alternativa, pode ter desempenho 5% superior para o mesmo nível de consumo (isto sem contar com as vantagens dos processos de produção dos chips - como os de 3nm, 2nm, etc.)

Nos núclos de baixo consumo não temos grandes remodelações, mas a ARM diz que conseguiu tornar o Cortex-A510 5% mais eficiente do que a versão do ano anterior.
Os fabricantes poderão combinar estes núcleos como bem entenderem, dependendo do nível de desempenho e consumos pretendidos, com o ARM DynamIQ a suportar combinações de até 12 núcleos e 16 MB de cache L3. Isto permite manter não só o tradicional design 1+3+4, como possibilita designs como 1+4+4, ou 2+4+4, ou até combinar 8x Cortex-X3 + 4x Cortex-A715 no caso de se pretender o chip mais potente possível (se não se tiver preocupações com consumos e aquecimento).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)