2022/06/14

Notícias do dia

WhatsApp com transferência de Android para iPhone; Apple justifica Stage Manager apenas no iPad com M1; Adobe prepara Photoshop gratuito na web; Telegram acusa Apple de limitar web apps; e engenheiro da Google diz que Inteligência Artificial LaMDA ganhou auto-consciência.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cartão microSD SanDisk 200GB.

Bitcoin em baixa faz Coinbase despedir mais de 1000 pessoas

Com as Bitcoin em queda há toda uma série de efeitos secundários que se fazem sentir. A Coinbase anunciou que irá despedir 1100 funcionários, dizendo que foi demasiado ambiciosa nas suas previsões de crescimento.


É um grande contraste para uma empresa que, há poucos meses, pagou 14 milhões de dólares para colocar um anúncio publicitário durante o Super Bowl.


Horizon Worlds silencia vozes de estranhos

Depois do escudo de protecção para manter um distanciamento mínimo de outras pessoas no universo de realidade virtual Horizon Worlds da Meta, chega uma nova funcionalidade para lidar com tentativas de abuso verbal.

O escudo de protecção poderia manter pessoas estranhas afastadas (sendo que num ambiente VR a proximidade se pode tornar num factor bastante mais intimidatório ou abusivo) mas nada fazia quanto a potenciais insultos ou comunicações indesejadas. Agora, os utilizadores têm a opção de "baralhar a voz" de estranhos, permitindo saber quando estão a falar, mas sem que aquilo que dizem se torne perceptível. Imagino que funcione um pouco ao estilo das vozes dos adultos no universo de Charlie Brown.


Windows Explorer com tabs chega à versão beta

O novo File Explorer equipado com tabs está a ser promovido para a versão beta do Windows 11, o que significa que já não deverá faltar muito para que seja promovido a funcionalidade oficial.

Esta alteração permite fazer uma gestão bastante mais fácil das pastas abertas sem preencher o ambiente de trabalho com dezenas de janelas, e é de fácil adaptação por parte dos utilizadores, por ser exactamente o mesmo tipo de gestão que já fazem das páginas abertas num browser. No entanto, antes de chegar ao público, este File Explorer renovado ainda terá que passar pela fase "Release Preview", que será o verdadeira indicador de que está prestes a ser lançado para todos.


SpaceX ultrapassa preocupações ambientais no Texas

A Starbase da SpaceX no Texas, em Boca Chica, terá que fazer dezenas de alterações indicadas num estudo da FAA para reduzir o impacto ambiental na área e poder expandir o seu programa de lançamentos - mas evita a necessidade de enfrentar um estudo mais abrangente e demorado. 

Inicialmente a SpaceX planeava fazer apenas uma dezena de lançamentos dos Falcon 9 a partir da sua base no Texas, mas desde então tem sentido necessidade de aumentar o número de lançamentos e de também fazer lançamentos da sua Starship de dimensão muito superior. No entanto, o mais importante é que depois de feitas estas alterações, a SpaceX fica com as portas abertas para continuar os seus testes a ritmo acelerado.


Ficamos um pouco mais perto do primeiro voo orbital da Starship.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Considerado um dos primeiros programas de inteligência artificial por ser capaz de dialogar com uma pessoa, o ELIZA - ou melhor dizendo, o script DOCTOR que o popularizou - foi feito como forma de parodiar o tipo de interacção que um psiquiatra teria com os seus pacientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)