2022/02/04

Notícias do dia

Apple quer comissão de 27% nos pagamentos externos na Holanda; Twitter expande botão de "não gosto" a todo mundo; Flutter 2.1 chega com versão Windows estável; SSDs PCIe 5.0 só para 2024; Tesla vai corrigir bug do aviso sonoro dos cintos; e AirTags silenciados à venda na net potenciam uso abusivo.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Apple Music reduz período gratuito de 3 para 1 mês

A Apple achou que estava no momento certo (talvez contando com a polémica de Joe Rogan no Spotify que tem feito alguns clientes Spotify abandonarem a plataforma) para reduzir o período gratuito do Apple Music de 3 meses par 1 mês. Até aqui, os três meses eram usados como um elemento diferenciador da Apple face aos demais serviços de streaming de música, mas com o serviço a somar anos de idade e a acumular clientes, parece que deixa de ser necessário esse argumento.

Depois do período gratuito o Apple Music custa €9.99 por mês, mas a Apple ainda continuará a oferecer 6 meses de Apple Music gratuito a novos subscritores na compra de produtos áudio como os AirPods ou HomePods. Daqui por mais algum tempo veremos que efeito esta redução teve (ou não) no número de clientes.


Facebook cria escudo de distanciamento VR

Para dar resposta aos casos de pessoas que se sentem assediadas em espaços VR partilhados, a Meta / Facebook vai implementar um escudo de distanciamento social VR no Horizon Worlds e Horizon Venues.

Com este sistema, os utilizadores terão uma margem mínima de mais de 1 metro de distância que impedirá que outros utilizadores se aproximem demasiado - evitando casos como os que vieram a público recentemente de pessoas que se queixaram de ser "apalpadas" virtualmente nestes mundos VR.


Amazon Prime aumenta de preço nos EUA

A Amazon começa o ano de 2022 com um aumento de preços do serviço Amazon Prime nos EUA.

Os preços passam de $12.99 para $14.99 por mês ou, na modalidade anual, passam de $119 para $139 por ano. Um aumento que deverá acabar por também ser aplicado no resto dos países com Amazon Prime (incluindo Portugal), mas que não deverá afectar o preço de quem subscrever os outros serviços - como o Amazon Prime Video - de forma independente do Amazon Prime.


Google lança Workspace Essentials Starter gratuito sem obrigar a Gmail

A Google está disponibilizar uma nova versão gratuita do seu Workspace, o Workspace Essentials Starter, que dá acesso ao Google Docs, Sheets, Chat, Meet, etc. sem exigir que os utilizadores utilizem contas Gmail.

Os utilizadores poderão aderir usando outros serviços de email que já utilizem, e continuarão a ter acesso aos 15 GB de espaço no Google Drive que a Google dá aos utilizadores com contas Google. A grande questão é se estes utilizadores estarão dispostos a confiar num serviço gratuito da Google, quando ainda recentemente a empresa puxou o tapete aos seus utilizadores de longa data ao terminar a modalidade G Suite gratuita.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora a tecnologia RFID remonte à década de 80, o NFC só se tornou num standard no final de 2003, promovendo a utilização de comunicações rádio de curta-distância para todo o tipo de aplicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)