2021/12/16

Notícias do dia

Crianças portuguesas recebem o primeiro smartphone aos 10 anos; Hyundai apresenta robot MobED; Huawei apresenta P50 Pocket dobrável com ecrã circular no exterior; Reino Unido prepara processo contra App Store e Play Store; e a Samsung e IBM prometem smartphones com autonomia de uma semana para breve.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM. Participa e partilha!

Apple remove referências à espionagem das fotos dos utilizadores - mas vai fazê-lo na mesma

Com o iOS 15.2 a Apple adicionou a polémica detecção de nudez nas mensagens, mas optou por uma táctica diferente para a outra medida ainda mais polémica, de inspeccionar as fotos que os utilizadores têm nos seus iPhones.

A Apple removeu das suas páginas as referências à espionagem de fotos dos utilizadores, mas a medida é puramente cosmética. A marca da maçã já veio confirmar que não mudou os seus planos, e continua a preparar o sistema que irá inspeccionar os smartphones dos utilizadores em busca de fotos indesejadas. Um sistema cujo intuito é detectar fotos de abuso sexual de menores, mas que levanta sérias preocupações por poder ser facilmente transformado num sistema de detecção de qualquer outro tipo de imagens que qualquer governo deseje detectar.


Facebook tem que lidar com "apalpões" em realidade virtual

Novos universos, os mesmos problemas. No mundo virtual do Facebook já há utilizadoras que se sentem abusadas com "apalpões" virtuais, em que outros utilizadores no mundo VR as rodeiam de forma intimidatória e abusiva - o que já seria preocupante num jogo visto no ecrã, mas que se torna ainda mais invasivo quando numa experiência em VR.

No entanto, o Facebook / Meta desdramatiza a situação, dizendo que os utilizadores têm à sua disposição uma "bolha protectora" que podem activar a qualquer momento, funcionando com um escudo que impede que outros utilizadores se aproximem ou sequer falem com eles, precisamente para lidar com este e outros tipo de situações em que os utilizadores se sintam desconfortáveis. Não invalidando que deva haver formas de reportar comportamento abusivo de outros utilizadores (como acontece na maioria das plataformas online), há ainda que relembrar que os utilizadores podem sempre tirar os óculos VR e saltar para o mundo real.


Uber Eats com entrega autónoma em 2022

A Uber vai iniciar um programa piloto de entrega de comida com veículos 100% autónomos na Califórnia em 2022. Uma evolução que se torna indispensável para a viabilidade da empresa - e ainda mais numa altura em que, na Europa, vai surgindo legislação que impede o princípio base de funcionamento destes serviços, obrigando a tratar os motoristas como funcionários da empresa e não como "trabalhadores independentes".
A notícia chega poucos dias após a Uber ter feito a primeira entrega de comida no espaço, numa manobra publicitária que levou comida aos astronautas a bordo da ISS.


Spotify lança avaliação de podcasts

O Spotify está a seguir o exemplo de serviços concorrentes e adiciona a capacidade dos utilizadores poderem avaliar podcasts com um sistema de 1 a 5 estrelas.

Já antevendo o potencial abuso do sistema, o Spotify limita as avaliações apenas a quem tiver efectivamente ouvido o podcast, para dificultar o processo de grupos de pessoas votarem negativamente (ou positivamente) sem sequer o terem ouvido. Não que isso impeça as multidões mais "dedicadas" que poderão fazê-lo, mesmo sem ouvirem realmente, só para poderem dar uma pontuação; mas sempre dará mais trabalho do que um simples clique imediato sem sequer se ter ouvido nada.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Xiaomi foi criada em 2010. Em 2021 superou a Apple e tornou-se no segundo maior fabricante de smartphones do mundo, ficando apenas atrás da Samsung. Além dos smartphones, conta com uma gigantesca diversidade de produtos, que vão dos monitores aos utensílios domésticos.

1 comentário:

  1. A avaliação em por exemplo pontuação/ classificação pode ser apresentado da seguinte forma:
    A) A contagem de avaliação aparece às próprias pessoas que o fizeram (para exemplificação, digamos que é uma: “Listagem própria”);
    B) Aparece a contagem de avaliação apenas referente à avaliação daqueles que se seguem mutuamente (para exemplificação, digamos que é uma: “Listagem de seguimento mútuo”);
    C) Aparece a contagem de avaliação daqueles que a pessoa escolhe seguir (para exemplificação, digamos que é uma: “Listagem dos outros que se segue);
    D) Aparece a contagem de avaliação daqueles que nos seguem (para exemplificação, digamos que é uma: “Listagem dos nossos seguidores”);
    E) Aparece uma mistura de várias ou mesmo de todas as contagens das avaliações anteriores (alíneas: “A”, “B”, “C”, “D”) (para exemplificação, digamos que é uma: “Listagem da rede ligada à pessoa/ perfil”).

    Por tanto não interessa se por exemplo 10 mil pessoas e/ ou sistemas automatizados decidem dar todos uma determinada avaliação (em pontuação/ classificação ou outro similar em natureza ou objectivo), porque somente entre eles vêm tal, as restantes pessoas não vêm tais valores, só vêm as próprias avaliações e/ ou eventualmente dos seus próprios grupos (exemplificados nas alíneas “B”, “C”, “D”, “E”), que à partida será o que tenderá a ser mais útil, se ter a opinião de terceiros for importante para a pessoa/ sistema.
    É sempre possível também apresentar a votação global incluindo também de pessoas/ perfis com as quais a pessoa não tem qualquer ligação, embora isto destrua o propósito da ideia, mas pode ser conjugado com a apresentação individual e/ ou colectiva dos exemplos dados nas alíneas “B”, “C”, “D”, “E”.

    ResponderEliminar