2022/07/13

BMW com mensalidade para bancos aquecidos e faróis automáticos

A BMW continua a insistir nas subscrições para acesso a funcionalidades que nesta altura já deveriam ser oferecidas de base nos automóveis.

A indústria automóvel continua a querer replicar algumas fórmulas do mundo das apps, agora com a disponibilização de alguns extra mediante pagamentos mensais. Nas apps, e após forte incentivo da Apple, os developers passaram das habituais apps compradas para a praga do modelo de subscrição - agora com qualquer app básica a pedir o pagamento de mensalidades para o resto da vida. E os cifrões parecem ter atraído algumas marcas automóveis.

A BMW já tinha replicado o conceito de compras in-app para desbloquear extras nos carros, mas agora expande isso com modalidades de subscrição. Por exemplo, ter direito aos bancos aquecidos é algo que pode custar £15 por mês (com direito a desconto pela opção de 1 ano ou 3 anos), enquanto o assistente de máximos custa £10 por mês.
Infelizmente, é uma prática que, por muito que se deteste, parece ser inevitável (tal como o foi nas apps). Com a opção alternativa, para quem não concorda, a ser procurar outras marcas, onde tudo isto que é vendido como "extra" na BMW, é equipamento de série que não obriga a ter mais preocupações com mais um valor a pagar todos os meses.

Basta relembrar que também a Mercedes quer 500 euros por ano para virar as rodas traseiras mais alguns graus no EQS.

Avizinham-se boas perspectivas de negócio para empresas que façam o desbloqueio de funções dos automóveis, com firmwares modificados.

6 comentários:

  1. Lá terá a Europa de intervir para proibir estas práticas claramente imorais.

    ResponderEliminar
  2. Pois já se vê o modelo de negócio destas empresas, de momento estão a ver se cola. Se as pessoas aceitarem eles implementam de forma geral. Ou seja, a Europa lá fechou os olhos de forma geral ao escândalo VW (que aconteceu em todas as marcas) e a outros defeitos de fabrico escandalosos sem multar estás empresas, a ver se agora fazem o mesmo ou se lhes dão uma palmada (não creio).

    Uma coisa é um carro X com preço de 100.000 com os extras ou 80.000 sem eles mas com mensalidade que se usamos pouco os extras, até sai mais barato. Agora outra é eu pagar os 100.000 com o equipamento e ainda pagar para usá-lo...

    "Olhe você vai pagar 3000€ por um PC com uma gráfica RTX 3080, mas para usá-la tem que pagar 10€/ mês..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso já acontece a muito em equipamentos de data center onde o cliente compra uma Storage e licenciamento para x espaço, se a qualquer momento pretender mais é só mudar o licenciamento mas os discos estão lá todos em nenhuma altura são carregados novos discos.
      Ou noutros casos paga se a utilização de x CPUs quando o hardware tem mais cpus instalado

      Eliminar
    2. Na gama empresarial existe muito. Mas isto, feito ao consumidor final é relativamente recente. A escala e o suporte não é o mesmo.

      A cena é que por comodismo e para mostrar, o pessoal vai pagar. Não tenho dúvidas.

      Isto leva-nos aquela velha máxima de "no futuro vai ter tudo e ser feliz mas não vais ser dono de nada".

      Eliminar
    3. #feudalismo
      #novofeudalismo

      Eliminar
  3. O "pessoal" não, o gado, melhor dizendo.

    ResponderEliminar