2022/08/21

ESA explora energia solar gerada no espaço

A ESA está a explorar a possibilidade de se ter energia solar que escapa ao ciclo diurno / nocturno, enviando-a do espaço.

A energia solar é uma das energias mais limpas que podemos ter no momento, mas que está limitada à inevitabilidade dos ciclos dia / noite que se verificam no nosso planeta. Para ter energia solar capaz de gerar energia 24h por dia é necessário elevar a fasquia, literalmente, colocando painéis solares em órbita, escapando à rotação da Terra e podendo ter exposição solar contínua.

É precisamente isso que a ESA está a explorar, equacionando a validade de colocar imensos painéis solares em órbita a uma altitude de 36 mil quilómetros, com exposição solar permanente, que enviariam a energia para estações terrestres.


Este conceito não é propriamente novo, tendo sido proposto já na década de 60 do século passado, mas ainda nenhum país o implementou. A China tem planos para fazer testes deste sistema ainda durante esta década, e nos EUA também há projectos idênticos. Isso, por si só, é sinal de que a ESA não deverá arriscar ficar para trás nesta corrida à energia, que se tornará cada vez mais importante num mundo onde a geração de energia limpa terá papel fundamental para o nosso futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)