2022/08/26

Notícias do dia

Tesla Model Y single motor mais barato que Model 3, começa nos 49.990€ em Portugal; Starlink vai ligar-se aos telemóveis directamente em 2023; França prepara "radar" anti-ruído para apanhar motos e carros barulhentos; serviço de email anti-tracking do DuckDuckGo aberto a todos; e Extensão Internet Download Manager para Chrome infecta browser com publicidade.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um transmissor BT - FM para o carro.

Starlink reduz mensalidade

De forma inesperada, vários clientes do serviço Starlink - internet via satélite da SpaceX - estão a receber emails a informar que a sua mensalidade foi alterada... para baixo.

Normalmente, qualquer email de alteração de preços é invarivalmente uma má notícia, sinalizando aumentos. Mas desta vez, temos o oposto. Na Holanda, clientes do serviço Starlink para autocaravanas, viram a mensalidade passar de 124 para 105 euros, citando as "condições de mercado". Na Alemenha a mensalidade caiu de 100 para 80 euros, e na América Latina a redução tem sido ainda mais significativa: no México a mensalidade passou de 2299 pesos para 1100 pesos (cerca de 55 euros), com reduções de 50% também no Chile e Brasil.

Para Portugal, o preço indicado é agora de 65 euros por mês (além do custo inicial de 350 euros para o terminal) o que o torna bastante mais interessante do que os 100 euros mensais anteriores.


Data Centers na Europa reforçam reservas de gasóleo para o Inverno

A Equinix e a Digital Realty, dois dos maiores operadores de data centers a nível mundial, estão a reforçar as suas reservas de gasóleo, em antecipação a potenciais falhas de energia no inverno que obriguem a recorrer aos geradores de emergência.

O corte do fornecimento de gás vindo da Rússia deixa muitos países do centro e norte da Europa numa situação complicada para o inverno, já que muitos deles usam sistemas de gás para o aquecimento, e os preços mais elevados têm levado a que muitos recorram a alternativas: desde o investimento em sistemas de bombas de calor, ao regresso à queima de lenha.


Twitter deveria ter sido um protocolo

Jack Dorsey, criador do Twitter (que actualmente está no meio de um processo com Elon Musk, que disse que ia comprar o serviço mas depois mudou de ideias) lamenta que Twitter se tenha tornado uma empresa. Diz que em vez disso se deveria ter tornado um protocolo, que escapasse ao controlo de uma única empresa individual.

Palavras curiosas, tendo em conta que, depois do Twitter muito ter crescido com a ajuda de apps de Twitter feito por outras empresas, aplicou grandes restrições a essas empresas para forçar os utilizadores a regressarem à app oficial. Agora, bem que se pode lamentar do que bem quiser, pois o "mal já foi feito" - e aquilo que mais lhe interessará será receber a sua fatia de quase mil milhões de dólares caso a compra por Elon Musk se concretize.


Apple confirma evento a 7 de Setembro

Depois dos rumores chega a confirmação. A Apple marcou um evento para 7 de Setembro, em que deverá apresentar a nova geração iPhone 14.

Com a referência "Far Out" e uma imagem "espacial", torna-se também inevitável pensar se isso terá qualquer relação com o anúncio da T-Mobile e SpaceX para o serviço de telemóvel via satélite. No passado circularam rumores de que a Apple preparava um serviço via satélite, que poderia ser precisamente isto. No entanto, com a SpaceX a dizer que isso só estará disponível nos satélites que serão lançados no próximo ano, é algo que poderá ser prematuro anunciar agora, se depois só se puder dar uso quando já estivermos prestes a ter os iPhone 15. Veremos como corre.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro lote de 60 satélites Starlink da SpaceX foi lançado para o espaço em Maio de 2019, após o lançamento de dois satélites de teste no ano anterior. Curiosamente, nenhum desses satélites se encontra em funcionamento ou sequer em órbita, tendo cumprido a sua missão e sido desintegrados propositadamente na atmosfera. Em Agosto de 2022, existem mais de 3100 satélites Starlink em órbita, com mais de 2800 em funcionamento.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)