2022/08/05

Notícias do dia

Amazon compra iRobot e fica com os Roomba; TJUE levanta entraves à publicidade direccionada; Oppo Watch 3 chega em Agosto com design curvo; YouTube testa "pinch to zoom" nos vídeos mas só para subscritores Premium ; e DuckDuckGo passa a bloquear tracking da Microsoft.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

TuSimple tentou culpar humanos por acidente de camião autónomo

A TuSimple, que se dedica à criação de sistemas para camiões autónomos, parece ter tentado culpar os humanos por falhas no seu sistema autónomo.

O acidente em causa aconteceu em Abril, quando um dos seus camiões guinou repentinamente contra o separador central, e quase acertando noutro veículo que ia a passar. A empresa diz que a culpa foi do condutor e técnico que seguiam a bordo, mas um denunciante anónimo da empresa vem revelar que não é bem assim. Aparentemente, o camião terá executado a viragem com vários minutos de atraso, devido ao processo de reboot do sistema. Mas, como o denunciante avisa, esse é um erro básico (e potencialmente fatal) que nunca deveria ter acontecido. Qualquer sistema autónomo deveria ter procedimentos básicos de segurança para evitarem algo deste tipo, a vários níveis: tanto a nível de ignorar comandos com minutos, ou até segundos, de atraso; de não fazer viragem bruscas enquanto segue a alta-velocidade, de não efectuar acções que facilmente se pode antever que irão resultar em colisões, etc.


No mínimo, vem relembrar novamente que neste tipo de tecnologia, não se pode aceitar que um sistema autónomo funcione bem 99% do tempo, se no restante 1% estamos em risco do veículo nos querer matar.


Xbox Game Pass ganha plano familiar

Nos serviços de streaming já é comum permitir a utilização por várias pessoas com perfis independentes para uma delas, e agora a Xbox prepara algo idêntico para o Game Pass.

A MS já começou a testar um plano familiar para o Game Pass Ultimate, que permite adicionar até 4 pessoas extra à mesma subscrição. Com isso, cada uma delas tem acesso a todo o catálogo Game Pass, mas podendno manter os seus próprios save games e jogos, evitando as situações de uma pessoa avançar num jogo que outra estava a jogar.

Por agora esta modalidade está disponível para os Xbox Insider na Colombia e Irlanda, com um custo de 21.99 euros mensais. Considerando que a mensalidade normal do Game Pass Ultimate é de 12.99 euros, é uma opção a ter em conta - particularmente se for dado uso pelo máximo de 5 pessoas, que faz com que o preço por pessoa seja de apenas 4,40 por mês.


Meta apresenta AI BlenderBot 3 para conversação


Os assistentes digitais actuais são ainda bastante básicos para algo que mais que a realização de pesquisas ou comandos simples, mas a Meta também está a trabalhar numa AI que seja capaz de uma interacção mais natural com os utilizadores.
O BlenderBot 3 é capaz de manter conversas genéricas sobre qualquer tópico, e pode servir como indicador do tipo de coisa que, num futuro não muito distante, poderemos ter nos nossos smartphones e todo o tipo de smart devices. Infelizmente, a demo disponibilizada está limitada aos EUA, pelo que não podemos ainda avaliar o seu comportamento.

Tendo em conta a previsível evolução em direcção aos óculos de realidade aumentada, os assistentes por voz irão adquirir importância redobrada, e será crítico que se tornem bem mais capazes que os actuais - que parecem ter ficado congelados no tempo, sem qualquer evolução significativa na última década.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto foi o primeiro estabelecimento de ensino em Portugal a receber um computador, em Dezembro de 1967. Era um NCR Elliott 4100 com 16 kB de memória e que custou 20 mil contos na altura - cerca de 100 mil euros actualmente, sem contar com a inflação), e que foi apelidado de "Hermengarda".


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)