2022/08/12

Rivian patenteia sistema de viragem inspirado na rotação dos tanques

Depois de ter mostrado a sua R1T a fazer rotações a 360º como os veículos com lagartas, a Rivian parece trabalhar numa versão menos radical para os clientes.

Foi no final de 2019 que a Rivian mostrou uma das suas carrinhas eléctricas a rodar sobre si mesma. Uma capacidade que depois foi criticada por não ser disponibilizada aos compradores, e que poderá explicar porque motivo a empresa quer dar algo inspirado nisso aos clientes.

Uma patente revela o "front dig mode", que é um sistema que também quer reduzir o raio de viragem, e que também recorre à aplicação de rotação inversa, mas apenas numa das rodas (a roda traseira do lado interior da curva), assistida por maior binário para as rodas do lado exterior - ao estilo do chamado "torque vectoring".
Este modo apenas entraria em acção dependendo de uma série de factores, incluindo o tipo de terreno e a velocidade, tendo como grande vantagem manter um comportamento mais em linha com o que se espera de um automóvel. Além disso, há que ter em conta que o modo "360º" é bastante violento para os pneus, transmissão e chassis.

Veremos se será suficiente para satisfazer os fãs, mas arrisco-me a dizer que não, especialmente quando se tem em conta que a Mercedes também já mostrou a rotação a 360º no EQQG.


3 comentários:

  1. Parece-se ser bastante parecido com o sistema de viragem a 360º que há por exemplo nos tractores agrícolas e escavadoras, que já existe há muitas décadas. Mas se tem patente, terá alguma coisa de diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diferença parece-me que está no facto de nos tratores se trava a roda para ela não rodar e neste caso a roda parace estar a rodar em sentido contrário.

      Eliminar
    2. Dá para ver no vídeo que de um lado as 2 rodas andam para trás e do outro lado andam as 2 para a frente

      Eliminar