A equipa de segurança da Uber está perante um cenário de pesadelo, com um hacker que se terá conseguido infiltrar na sua rede interna, e daí conseguir acesso total a todos os seus sistemas, incluindo os serviços Duo, OneLogin, AWS, GSuite, GDrive, VCenter, dados das vendas, Slack, e tudo o mais.
We are currently responding to a cybersecurity incident. We are in touch with law enforcement and will post additional updates here as they become available.
— Uber Comms (@Uber_Comms) September 16, 2022
In this case, the attacker appears to have found an internal network share that contained scripts with privileged credentials, giving them the keys to the kingdom. They claim to have compromised Uber's Duo, OneLogin, AWS, and GSuite environments. 7/N pic.twitter.com/tQ26edv5uw
— Bill Demirkapi (@BillDemirkapi) September 16, 2022
O atacante terá explicado todo o processo, enganando um dos seus funcionários e ultrapassando o processo de autenticação 2-factor. A partir daí, encontrou uma pasta partilhada com scripts que continuam credenciais de acesso aos demais serviços utilizados pela Uber, e ficou com acesso total a todos os sistemas.
O incidente, a confirmar-se (por agora o atacante apenas partilhou alguns screenshots), servirá para relembrar que uma autenticação 2-factor, por si só, não serve de garantia absoluta contra a entrada de hackers. É apenas um processo que dificulta essa tarefa, mas que - como este caso demonstra - pode ser ultrapassado. É preciso que as empresas tenham noção disso e implementem outros sistemas de segurança, para que alguém que consiga o acesso de um só funcionário não consiga, automaticamente, ter acesso a todos os serviços e sistemas da empresas. É por isso que empresas como a Google há muito que promovem as chaves físicas FIDO para autenticação, que evitariam este tipo de ataque com redireccionamento do código 2FA - mas que certamente também implementam protecções acrescidas, até para o caso de se poder estar a lidar com um funcionário com objectivos maliciosos.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)