2022/09/28

Chrome começa a desactivar extensões Manifest V2 em Junho de 2023

A Google deu mais detalhes sobre o processo de transição das extensões do Chrome para o novo formato Manifest V3.

A mudança do Manifest V2 para o Manifest V3 arrisca-se a ser uma das alterações mais polémicas que o Chrome terá que enfrentar, e por isso a Google opta por fazê-la da forma mais consensual possível. Numa primeira fase, irá começar por testar a desactivação das extensões Manifest V2 em Junho de 2023.

O novo formato das extensões promete trazer maior segurança, com coisas como:
  • limitar o acesso das extensões às comunicações de rede
  • obriga a ter todas as funcionalidades localmente e não em serviços remotos
  • muda o processamento em background para service workers para maior eficiência
No entanto, traz também a polémica alteração que reduz drasticamente as capacidades dos ad-blockers. Em vez de permitir que os ad-blockers analisem e "interfiram" com o carregamento das páginas, este sistema permite apenas que a extensão forneça uma lista limitada de filtros a aplicar pelo próprio browser. Uma lista que desde logo nem sequer é suficiente para aguentar com os conjuntos de regras das listas mais populares, nem permite os sistemas de filtragem mais dinâmico utilizado pelos ad-blockers mais avançados.

O Chrome continuará a ter extensões de ad-blockers, mas os seus criadores já alertaram que as suas capacidades e funcionalidades irão ser reduzidas, afectando principalmente os utilizadores mais avançados. Para muitos, poderá ser uma excelente oportunidade para mudar para o Firefox, que ainda vai permitindo que os utilizadores possam fazer o que quiserem com os seus browsers.

1 comentário:

  1. Há tantos anos que uso navegadores com limitação de publicidade que, sempre que vejo computadores ou outros equipamentos de pessoas amigas em ambiente web, fico completamente abismado com o colossal abuso em que a web está tornada.

    Não sei sinceramente se este deveria ter sido o caminho da web...

    ResponderEliminar