2022/09/05

Cloudflare bloqueia Kiwifarms mas não se livra das críticas

A Cloudflare cedeu às pressões e bloqueou o polémico forum Kiwifarms, mas agora enfrenta acusações de proteger serviços de DDoS com os quais lucra directamente vendendo serviços anti-DDoS.

Bastaram poucos dias para a Cloudflare ceder às campanhas que surgiram na sequência do seu infeliz comunicado a dizer que iria manter o serviço ao fórum Kiwifarms, um fórum polémico onde são organizadas campanhas de assédio. A Cloudflare até tinha chegado ao ponto de referir que, como apoiava alguns projectos inclusivos, isso servia de "crédito" para poder permitir alguns sites de ódio e intolerância, como se isso fosse algo que pudesse ser mantido como um saldo de uma conta corrente.

Agora, a Cloudflare avança com o bloqueio do Kiwifarms, mas não se livra das críticas e acusações, desta vez vindas do criador da maior rede de serviços DDoS.

Sergiy Usatyuk, foi o criador de serviços de DDoS, incluindo o ExoStress, QuezStresser, Betabooter, Databooter, Instabooter, Polystress e Zstress, que usam botnets com milhares de computadores e dispositivos IoT, para lançar ataques DDoS contra qualquer alvo que se deseje, bastando pagar por isso. A parte curiosa é que diz que estes serviços só era possíveis graças à "ajuda" da Cloudflare, cujos serviços eram essenciais para manter todos estes sites em funcionamento apesar dos ataques continuados de serviços de DDOS concorrentes.

Sergey diz que a Cloudflare está bem consciente de que estes serviços existem sob a sua protecção, há anos, e que é de uma total hipocrisia que uma empresa "bilionária" se tente escudar por trás da "liberdade de expressão" para facilitar o funcionamento de serviços DDoS, contra os quais vende os seus serviços de protecção contra DDoS.

A Cloudflare bem que se tentou manter longe de todo este tipo de polémicas, tentando equiparar-se a uma empresa de infraestruturas completamente neutra quanto aos conteúdos que por ela passam. Infelizmente, ao contrário de um operador que fornece um serviço de acesso, a Cloudflare não tem forma de se distanciar dos conteúdos e serviços que protege activamente. E agora será cada vez mais difícil escapar às polémicas de todo e qualquer site indesejado ou ilegal que seja descoberto a utilizar os seus serviços.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)