2022/09/30

Google moderniza pesquisa para um mundo mais visual

A Google revelou uma série de novidades para a pesquisa, apostando ainda mais na componente visual, na interactividade, e na previsão daquilo que os utilizadores procuram.

Há muito que a Google tem apostado nas pesquisas visuais e numa maior interacção com o mundo em redor, com o Google Lens a ser exemplo disso. E agora essa aposta é reforçada, com uma série de novas tecnologias e evolução das já existentes; e que abrem toda uma nova gama de possibilidades para transformar as pesquisas no futuro.

As alterações passam por coisas que vão da apresentação dos resultados de forma mais visual, com uma grelha de imagens em vez da tradicional lista de links, por exemplo; a coisas que parecem simples mas são de elevada complexidade, e que só se tornam possíveis com o avanço dos sistemas de AI. Uma dessas capacidades é o "Multisearch", que permite fazer coisas deste tipo: tirar a foto a um vestido, ver o Google apresentar resultados de vestidos parecidos, mas depois pedir que se quer aquele vestido noutra cor, ou mais curto, ou mais comprido, e ter os resultados adequados.
Nas pesquisas tradicionais a Google promete maior interactividade, sugerindo automaticamente coisas que deveráo ser relevantes para o utilizador e para aquela pesquisa. E não fica esquecido o desejo da Google de nos permitir visitar todo o mundo, reforçando as capacidades do Google Maps não nos mostrar apenas o exterior mas também o interior de lojas e outros espaços, para que possa saber exactamente com o que contar caso se deseje visitar esses locais presencialmente.
De certa forma, podemos considerar que a Google quer que as pessoas passem mais tempo na pesquisa, ao estilo do que fazem no TikTok ou YouTube, onde estão continuamente a ser bombardeados com sugestões do que ver a seguir; mas aqui aplicado às pesquisas. A pesquisa por um local pode levar-nos a outras pesquisas sobre coisas próximas, que nos levam a uma pesquisa de restaurantes ou hotéis, ou sobre a história e curiosidades do local, e assim sucessivamente.

2 comentários:

  1. É uma funcionalidade que não duvido tenha o seu interesse e importância (principalmente porque o objetivo final parece ser encontrar algo e depois comprar via um anúncio ou link ad sense da Google.
    Pena é a falta de empenho dos programadores da Google Search (e da suposta AI) em distinguir resultados pt-PT de pt-BR. A quantidade de top level results do Brasil, quando o user está em Portugal e com IP português (e a Google sabe disso) em detrimento de resultados de Portugal é um exagero. Sem contar que claramente não há tempo e espaço digital para tudo, mas os crawlers da Google já foram melhores, há imensos textos em blogs antigos, páginas em jornais regionais nacionais, posts no reddit e afins que são ignorados ou relevados para os últimos resultados no Search.
    O Google Search já foi o melhor motor de busca, mas com tantos tweaks e a soberba digital de achar que a AI sabe o que quero e quais os melhores resultados para mim deixou de ter esse lugar de top. Volta altavista hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente apreciação.

      Pessoalmente também tenho vindo a notar que as pesquisas Google mais parecem levar-me sempre para os corredores e entradas de lohas e centros comerciais em detrimento dos resultados em fóruns, blogues, páginas, etc com o verdadeiro conteúdo que procuro.

      Tudo na web hoje em dia tem de apontar para uma venda?

      Há pessoal que me tem sugerido usar o Duck Duck.
      Tenho de experimentar...

      Eliminar