2022/09/13

Notícias do dia

Hackers publicam dados roubados à TAP; iOS 16 impressiona com selecção de elementos nas imagens; CPUs Intel Raptor Lake prometem chegar aos 8 GHz; iPhone 14 Pro Max domina as encomendas; e missão Blue Origin NS-23 sofre falha durante o lançamento.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Power Port PD 2.

Linux Foundation quer criar carteiras digitais compatíveis

A Linux Foundation criou a OpenWallet Foundation com o objectivo de criar carteiras digitais compatíveis.

As "digital wallets" têm-se tornado parte cada vez mais comum do nosso dia a dia, mas com o grande entrave de cada uma delas funcionar como sistema independente e isolado. O objectivo da OpenWallet Foundation é criar um sistema comum que facilite a salvaguarda e transferência desses dados em segurança, tanto a nível de dinheiro digital como também de documentos, bilhetes, e outros conteúdos que lá possam ser guardados. A comparação feita é com os SMS, que permitem comunicar entre telemóveis, independentemente de se ter um smartphone de última geração ou um telemóvel "burro", e usando qualquer operador de telecomunicações em qualquer ponto do mundo.


Amazon actualiza Kindle com USB-C e ecrã melhorado

A Amazon actualizou o seu Kindle mais barato, que agora passa a contar com ficha USB-C (algo que acabaria por ser obrigatório por força das regras da UE), e memória duplicada dos 8 GB para os 16 GB. O ecrã também passa a ser de 300 ppi, melhorando a nitidez dos conteúdos tal como nos Kindle mais caros, mas sem a possibilidade de ajustar a temperatura de cor.

O modelo sem publicidade irá custar 109 euros, mas infelizmente a Amazon continua a limitar o envio apenas para Espanha.


Twitter perde datacenter devido ao calor

O Twitter revelou ter perdido temporariamente o datacenter de Sacramento, que foi obrigado a encerrar devido às altas temperaturas que se têm registado na Califórnia.

A região tem enfrentado temperaturas de 45º C, que ultrapassam as condições de funcionamento adequadas nesse datacenter. E apesar deste encerramento não ter afectado directamente o funcionamento do Twitter, deixou-o em posição mais vulnerável no caso de acontecer outra falha noutro datacenter. Esta não é a primeira vez que datacenters têm que encerrar devido a vagas de calor, com a Google e a Oracle a também já terem passado pelo mesmo em datacenters no Reino Unido.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Originalmente, a escala de temperaturas de graus Celsius tinha como referência a temperatura de água a ferver como 0º C e a do congelamento da água como 100º C . Mas, a escala foi invertida em 1743, transformando os graus Celsius naquilo que conhecemos hoje.

2 comentários:

  1. O famoso dinheiro digital que uma tal de Nova Ordem Mundial quer implementar na sociedade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fogo fomos apanhados, chiça, lá se vão os nossos planos.

      Eliminar