2022/09/28

Notícias do dia

Posits prometem números fraccionais mais eficientes; Dall-E com acesso público sem espera; inquérito Shelly dá 15% de desconto; Apple vai levar Stage Manager a iPads mais antigos; e fotos antigas corrompidas no Google Photos lançam o pânico entre os utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um suporte magnético para o carro.

Europa prepara lei para responsabilizar sistemas de AI

E se de repente, o vosso drone que devia ter um sistema de AI para evitar colisões, decidir chocar contra uma parede ou uma pessoa? Os sistemas de AI não são infalíveis, e podem causar danos bem reais quando são aplicados a produtos físicos. E a UE quer clarificar quem deve ser responsabilizado nesses casos.

A ideia é criar um sistema que facilite os processos contra os fabricantes destes dispositivos por falhas nos sistemas "inteligentes" que eles disponibilizam, quando aplicados em drones, robots e outros equipamentos; sendo também provável que englobe os veículos com sistemas de condução completamente autónomos (não esquecer que o prometido modo autónomo nos Tesla continua a ser um sistema que não é verdadeiramente autónomo e exige a atenção permanente do condutor, pelo que não deverá ser englobado por esta medida, mas veremos).


Apple remove VKontakte da App Store

A Apple removeu a app VKontakte, a mais popular rede social russa, da App Store, a par de outras apps da VK como Mail.ru, VK Music, and Youla.

A medida é justificada com sendo derivada de uma nova ronda de sanções imposta pelo Reino Unido, que exige que as apps daquelas entidades não possam estar disponíveis na App Store independentemente da localização dos utilizadores ou do país onde tentem ser descarregadas. Curiosamente, neste momento as apps ainda se encontram disponíveis na Play Store da Google e acessíveis nos dispositivos Android - mas esperando-se que também aí sejam removidas.

Quem já tiver as apps instaladas poderá continuar a usá-las, mas coisas como notificações e pagamentos poderão estar inacessíveis.




Califórnia quer salários exibidos nas ofertas de emprego

A pergunta "quanto pagam" nas entrevistas de emprego poderá tornar-se desnecessária na Califórnia, onde uma nova lei de transparência salarial vai obrigar que as empresas indiquem a gama de salários para cada oferta de emprego.

As empresas terão que cumprir com esta nova exigência a partir de Janeiro de 2023, e vai ser interessante ver que nível de diferenciação existe para cada função. Por outro lado, será algo facilmente subvertido se as empresas assim o entenderem, bastando dizer que toda e qualquer função tem uma gama salarial que vai do ordenado mínimo aos 100 milhões de dólares mensais, e fica o assunto arrumado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Um único frame em resolução 8K (7680 x 4320) representa mais de 33 milhões de píxeis. Se cada pixel tiver 24 bits de cor (sem HDR), implica que são necessários quase 95 MB para guardar uma única imagem sem compressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)