2022/09/27

Fotos antigas corrompidas no Google Photos lançam o pânico

Os utilizadores do Google Photos apanharam um susto ao verem as suas fotos mais antigas com estranhas interferências.

Apesar de já não disponibilizar espaço ilimitado gratuito, o Google Photos continua a ser a opção de milhões de utilizadores para acumular o seu histórico de fotos ao longo dos anos. Daí a grande preocupação quando se descobre que essas fotos poderão não estar tão asseguradas como se pensava.

Diversos utilizadores ficaram em estado de pânico ao tentarem ver fotos antigas com vários anos no Google Photos, deparando-se com fotos com artefactos estranhos.
Felizmente, tudo não passou de um susto, com a equipa da Google Photos a assegurar que as fotos originais permaneciam intocadas, tendo sido apenas um efeito temporário da visualização das fotos editadas.

O tipo de interferência, bastante diferente da que ocorre quando temos "corrupção de dados" numa foto digital, faz suspeitar que a Google possa estar a aplicar um novo tipo de compressão a estas imagens, para poupar alguns petabytes (ou mais).

5 comentários:

  1. Deixar fotos online sem ter cópias das mesmas comigo não dá... 😂😂😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o contrário tb. Deixar fotos comigo sem ter cópia online também não dá.

      Eliminar
    2. Online é opcional. Eu tenho no NAS e num HDD encriptado em casa dum amigo. Online pode corromper, ser acedido etc. Em casa ou amigo é quase impossível.

      Eliminar
    3. Isso mesmo. As cópias de segurança não necessitam de ter uma versão algures "na internet". Basta que duas versões estejam afastadas fisicamente entre si numa distância minimamente segura de forma a prevenir danos por eventos catastróficos.

      Mesmo assim, *redundância* será sempre a palavra de ordem no que respeita e este assunto.

      Eliminar
  2. Quantas pessoas que usam tlm, tiram milhares de fotos e volta e meia app diz para poupar espaço... etc e ficam lá todas na "cloud"? E para a esmagadora maioria dessas pessoas nem sabem o que é NAS ou até como simplesmente copiar fotos do tlm.....

    ResponderEliminar