2022/09/28

Apple vai levar Stage Manager a iPads mais antigos

A Apple ouviu os utilizadores, e vai implementar o novo sistema de multitasking Stage Manager também nos iPads mais antigos.

O Stage Manager permite que o iPad possa ter apps em janelas com acesso rápido a outras apps na parte lateral, e permitindo ter até 8 apps abertas quando usado em conjunto com um monitor externo. No entanto, isto era algo que a Apple tinha reservado apenas para os iPads com chips M1, dizendo que era o único chip com os requisitos para tal capacidade.

Desde logo a desculpa pareceu estranha, pois certamente seria possível implementar o Stage Manager, sem suporte para o monitor externo, nos iPads anteriores - e sendo isso algo que seria a utilização mais frequente. Algo que agora a Apple acaba por admitir. A Apple diz que alguns iPads sem chip M1 também poderão usar o Stage Manager, mas limitado a quatro apps no ecrã do iPad e sem expansão para um monitor externo.
Refira-se, no entanto, que o Stage Manager não tem sido consensual, estando repleto de incongruências e muitos bugs e crashes que fizeram com que a Apple adiasse o lançamento do iPadOS 16 para data a anunciar.

Mais do que os bugs, que serão resolvidos mais cedo ou mais tarde, há preocupações sobre se será este o sistema ideal para multitasking num iPad, com críticas de que desperdiça demasiado espaço e se revela de utilização ainda mais complicada do que o já complicado sistema tradicional de multitasking no iPad (que grande parte das pessoas nem sabe que existe ou como utilizar).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)