2022/09/21

Unstable Diffusion remove limites do Stable Diffusion

Depois da vaga de AIs de geração de imagens com limitações auto-impostas, começam a surgir as primeiras versões sem qualquer tipo de restrições quanto aos tipos de imagem que podem criar.

Enquanto muitas apps e serviços de apressam a incluir as capacidades de geração de imagem via AI nas suas ferramentas, inicia-se também uma segunda vaga que deixa de estar sujeita aos limites que existiam inicialmente. Sistemas como Dall-E, Stable Diffusion, Midjourney e outros, capazes de transformar descrições de texto em imagens (e vídeo), começaram por estar acessíveis a um número restrito de utilizadores, e incluíam filtros para evitar a criação de imagens de carácter obsceno ou polémico.

Mas, agora que esse tipo de sistemas começa a ser disponibilizado como open-source, não só se expande o seu alcance a toda e qualquer pessoa que lhes queira dar uso, como também começam a surgir variantes sem quaisquer tipo de restrições nas imagens criadas.
Há quem veja isto como um cenário apocalíptico, permitindo criar imagens falsas com facilidade; mas há quem modere os receios dizendo que estes sistemas são apenas ferramentas, como muitas outras, e levarão apenas a uma adaptação natural às mesmas, tal como aconteceu com os programas de edição de fotos e imagem como o Photoshop (que há muito tem ferramentas que facilitam a criação de imagens falsas de todo o tipo), e outros que facilitaram a criação de deepfakes.

A única coisa que me parece que este sistemas facilitarão, é relembrar que não podemos acreditar em tudo o que vemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)