2022/10/10

Apple muda para USB-C no iPhone 15 - mas por pouco tempo?

A Apple deverá finalmente mudar da ficha lightning para o USB-C nos iPhone 15 de 2023 - mas poderá ser algo que não se mantenha durante muito tempo.

Apesar de já ter adoptado o USB-C em muitos dos seus iPads, a Apple vê-se agora numa posição em que é forçada a adoptar esta ficha também nos iPhones (e acessórios como teclados, AirPods, etc.) por imposição Europeia. A UE exige que os dispositivos móveis passem a utilizar o USB-C como ficha standard para os carregamentos, e a Apple não poderá adiar a transição por muito mais tempo.

Embora tecnicamente ainda fosse possível a Apple manter os iPhones com ficha Lightning por mais uma geração (a exigência apenas entrará em vigor no final de 2024), parece que a Apple irá aproveitar a eventual remodelação que se espera para também mudar para a ficha USB-C já nos iPhone 15 do próximo ano (2023). No entanto, podemos estar perante um cenário temporário.

É que tudo isto faz regressar as discussões sobre as intenções da Apple de remover por completo todas as fichas do iPhone, optando exclusivamente pelas tecnologias wireless. Uma opção que liberta a Apple (e outros fabricantes) da exigência de uma ficha USB-C. Mas se for esse o caso, teremos um cenário algo problemático para os utilizadores. Aqueles que actualmente utilizam acessórios com ficha Lightning terão que renovar equipamentos para se adaptarem à ficha USB-C, para logo de seguida terem que voltar a readaptar-se para aquilo que surgir na geração exclusivamente "sem fios".

2 comentários:

  1. Já parece os fabricantes chineses que ao fim de tantos anos de existencia do USB-C, ainda continuam a vender a maior parte dos gadgets com micro-USB..

    ResponderEliminar
  2. Eu acho piada, primeiro queixam-se que impor um standard limita a inovação. Depois dizem que só para contrariar, vão lançar sem ficha nenhuma (que inovador!). Depois já vai ter a ficha, mas é só no último modelo a ter a qualquer espécie de cabo. Well, eu acho que já gastaram a inovação toda que tinham a tentar criar narrativas só para justificar a teimosia, o que é triste.

    ResponderEliminar