2022/11/22

Notícias do dia

ANACOM prepara fim dos tarifários zero-rating (mas com "jeitinho"); iCloud for Windows está a corromper vídeos e a mostrar fotos de estranhos; Pininfarina Battista mostra o que vale com recordes de aceleração; Quaise Energy quer revolucionar energia geotérmica; e Apple recolhe dados de utilizadores mesmo quando diz que não recolhe.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB.

George Hotz a caminho do Twitter para ajudar Elon Musk

A novela do Twitter teve mais um desenvolvimento inesperado, desta vez com a entrada em cena de George Hotz, o hacker que ficou conhecido por crackar PlayStations e iPhones, e que posteriormente antagonizou directamente Elon Musk dizendo que conseguia criar um sistema de condução autónoma melhor e em muito menos tempo. Um projecto que - ao estilo de Musk - nunca chegou a cumprir na totalidade, recentemente tendo anunciado que iria sair da empresa para se dedicar à optimização de processamento.

É este tipo de "optimização" que agora o fez rumar ao Twitter, dizendo que poderá tornar-se na pessoa ideal para rever o código do Twitter e torná-lo bastante mais eficiente, tal como Musk pretende.


Elon Musk mostrou-se receptivo à ideia... Mas poderá ser apenas efeito do desejo de somar um developer ao Twitter depois de ter passado as últimas semanas a perder milhares deles.


iOS 16 sem efeito de "virar página"

Entre as muitas alterações feitas no iOS 16, há uma que se arrisca a não ser apreciada por quem usava o seu iPhone ou iPad para ler livros. É que, ao contrário do que acontecia até ao iOS 15, em que o efeito de virar a página simulava com precisão o processo de virar uma página de papel (completa com a animação fisicamente correcta da folha dobrada), no iOS 16 o processo limita-se a fazer deslizar a página para a página seguinte.

É uma "viragem de página" que pode ser mais eficiente, mas que retira um pouco do prazer que se tinha e que vinha dos tempos do design "Skeuomorphic" que dominou o iOS nos seus anos iniciais, em que se tentava replicar o design de objectos físicos na sua representação digital.


Bilhetes para Avatar: The Way of Water já à venda


Para marcar o início da venda de bilhetes para a sessão de ante-estreia (a 14 de Dezembro), temos direito a novo trailer de Avatar: The Way of Water, que é um dos filmes mais aguardados do ano e que tem a responsabilidade de preparar caminho para os restantes filmes Avatar que chegam nos anos seguintes.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro programa de folha de cálculo para computadores pessoais foi o VisiCalc (de "Visible Calculator"), criado pela VisiCorp para o Apple II em 1979. O popular Lotus 1-2-3 só seria lançado para o MS-DOS alguns anos mais tarde, em 1983.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)