Investigadores alemães criaram uma nova célula solar que converte 32.5% da luz solar em energia eléctrica.
Esta célula solar criada por investigadores do Instituto Helmholtz Zentrum Berlin (HZB) utiliza uma combinação de perovskite e silício, com o perovskite a ser o "material maravilha" que tem permitido grandes avanços a nível da eficiência solar, e acreditando-se que proporcionará ganhos ainda maiores no futuro.
A célula solar maximiza o aproveitamento energético da luz solar, usando camadas no topo que aproveitam a componente azul do espectro luminoso, com as partes inferiores a aproveitarem as componentes vermelho e de infra-vermelhos, que penetram mais profundamente no painel.
Este último recorde de eficiência marca uma evolução regular ao longo dos anos. Em 2021 estes investigadores tinham batido o recorde com uma eficiência de 29.8%, com investigadores suiços a atingirem 31.3% este Verão. Agora o recorde regressa ao HZB com o valor de 32.5%, e fazendo antecipar que não deva demorar muito para que se superem os 33%.
2022/12/22
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sabem quais as células solares mais eficientes no mercado actual?
ResponderEliminarNão. 😳
EliminarConta! 😁
Algo de estranho se passa nessa notícia porque quem tem o Recorde de eficiência é a Spectrolab's com 32 e 37.8 e já têm estudos pra 40 e 50%.
ResponderEliminar