2022/12/27

Notícias do dia

iPhones e Apple Watches fazem mais de meia centena de chamadas de emergência em estância de esqui; Xiaomi lança novos Redmi K60 e K60 Pro; Finalmouse Centerpiece é um teclado com ecrã integrado; como enviar um email confidencial no Gmail com validação SMS; e suposta protecção 2FA Comcast Xfinity afinal não protege os clientes.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas.

Scanner biométrico militar comprado no Ebay com dados de 2600 pessoas

Investigadores de segurança alemãos ficaram assombrados por terem conseguido comprar um scanner biométrico militar dos EUA, contendo fotografias, impressões digitais e scans oculares, de pessoas do Afeganistão e Iraque.

Embora o dispositivo em si possa ser considerado uma relíquia dos tempos iniciais pós 9/11, os dados em questão continuarão a ser potencialmente problemáticos, pois revelam não só informação sobre pessoas procuradas por terrorismo, mas também pessoas "comuns" que terão trabalhado com os EUA nos países do médio-oriente, e que facilmente se poderiam tornar em alvos ainda hoje.


GAC Aion prepara Hyper GT de baixo custo

A GAC Aion pode estar a fazer aquilo com que muitos já sonharam: criar um carro com aspecto de super-carro, onde nem sequer faltam as portas a abrir para cima, mas a preço acessível.

Apesar de ainda não ter lançado o seu primeiro modelo Hyper SSR (um verdadeiro super-carro), a marca prepara-se para revelar o Hyper GT. Este será particularmente interessante, pois mantém um design extremamente agressivo, mas mantendo elementos de ordem prática (como quatro portas) para o dia a dia, e que supostamente irá ter um preço verdadeiramente tentador de 40 mil euros.


Apple arranca produção de chips 3 nm

A Apple entra em 2023 com o pé direito ou, melhor dizendo, com o arranque em volume da sua nova geração de chips com processo de fabrico de 3 nm na TSMC.

O primeiro chip a utilizar este processo deverá ser o M2 Pro que será aplicado nos MacBook 14 e 16, Mac Studio e Mac mini, e futuramente aplicado no A17 para os próximos iPhones e no M3 já em processo 3 nm melhorado. A grande incógnita é se a Apple irá manter o desfasamento das gerações de chips entre os iPhone Pro e não-Pro, como fez na actual geração iPhone 14, em que só os iPhone 14 Pro receberam o A16, e o não-Pro se mantiveram nos A15 do ano anterior.


Nio mostra carregador de 500 kW

Com o tempo de carregamento a continuar a ser, para muitos, um dos grandes pontos dissuasores na compra de um carro eléctrico, a NIO apresentou o seu mais recente e potente posto de carregamento de 500 kW.

Este carregador, destinado a todos os fabricantes e para o público, pode carregar um carro com sistema eléctrico de 800 V de 10 a 80% em apenas 12 minutos; valor que passa para os 20 minutos nos carros com plataforma de 400 V. Embora seja algo que ainda vá demorar a espalhar-se por postos públicos, torna-se numa opção interessante para empresas com carros eléctricos que necessitem de carregamentos rápidos no menor espaço de tempo ao longo do dia.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As origens dos gira-discos remontam ao fonógrafo de Edison em 1877, mas o primeiro gira-discos propriamente dito, o gramofone de Emile Berliner, só começaria a ser comercializado em 1895.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)