2023/02/17

Notícias do dia

Gigantes tecnológicos revelam utilizadores mensais à UE; Apple adia óculos VR para o WWDC 2023; Samsung protege contra imagens infectadas em mensagens; Apple prepara mensagens lidas na voz do utilizador; e ainda as alucinações AI e as múltiplas personalidades do ChatGPT.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB-C 6-em-1.

Android 14 revela mais informação sobre uso da localização

Para o próximo Android 14 a Google prepara-se para ser ainda mais informativa quanto à utilização da localização pelas apps. Apesar de nos Android actuais já ser possível restringir o uso da localização nas apps, no próximo Android 14 será mais claro saber se esses dados estão a ser partilhados com outras empresas - embora, como sempre, isso seja algo que vá ficar dependente do grau de seriedade da empresa ou developer, que poderá dizer que não partilha os dados, mas depois estar a vendê-los.
Também interessante é uma nova secção que fica dedicada a alterações feitas pelas apps, e que facilitará descobrir apps que possam ter começado por não partilhar os dados de localização, mas posteriormente começarem a fazê-lo.

Sendo algo que raramente os utilizadores irão investigar caso a caso, com esta nova secção isso será mais fácil de descobrir.


iOS 16.4 com mais emoji

A Apple lançou o iOS 16.4 beta para developers, e entre as novidades temos também a expansão dos emoji disponíveis, que passa a contar com os símbolos adicionados no Unicode 15.0.

Os utilizadores de iPhones e iPads poderão adicionar às suas mensagens emojis com uma cabeça a abanar (faz-nos pensar quanto tempo faltará para surgirem emojis animados no standard), mãos em perfil a fazer o gesto de parar (ou high-five, dependendo do contexto) para o lado esquerdo e lado direito, nos animais temos um alce, corvo, burro, ganso, e medusa, e também outras coisas como maracas, vagem com ervilhas, etc.


Fitbit remove Adventures, Challenges, e Open Groups

Não se pode dizer que seja inesperado - agora que a Fitbit pertence à Google - ver uma nova ronda de "mortes anunciadas" em produtos.

Os utilizadores Fitbit vão ter que dizer adeus às Adventures, que incentivavam passeios virtuais; Challenges, os desafios entre utilizadores; e os Open Groups, grupos abertos de utilizadores reunidos em tornos de um interesse comum. Por um lado a Google diz que a medida visa uma melhor integração com os restantes serviços Google, por outro diz que estas funcionalidades eram de "utilidade reduzida" - embora isso certamente entre em conflito com os grupos, alguns dos quais reuniam dezenas de milhares de utilizadores, e até mais.


Anker recolhe powerbank 535

A Anker está a fazer uma recolha do seu power bank Anker 535 - PowerCore 20K / modelo: A1366 - devido a um problema de fabrico que pode provocar o sobreaquecimento e tornar-se num risco de incêndio.
Há pelo menos um relato de incêndio numa residência nos EUA que se suspeita ter sido causado por um destes powerbanks, colocado numa mala de viagem cheia de roupa onde não havia outros dispositivos electrónicos nem materiais que pudessem ter originado o fogo. E embora a marca diga que o defeito afecta um número reduzido de unidades, aconselha que se pare de utilizá-los e oferece o reembolso a quem apresentar o comprovativo de compra.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Nintendo foi fundada em 1889, na altura dedicando-se à produção de cartas de jogo - algo que ainda continua a fazer no Japão, apesar de agora ser mundialmente conhecida pelas suas consolas e jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)