2023/02/27

Notícias do dia

Moche termina zero rating a 1 de Abril (não é mentira); MEO desliga 3G em Bragança e Beja; Nokia moderniza logo após 60 anos; Xiaomi apresenta óculos de realidade aumentada e o novo Xiaomi 13 no MWC; Midjourney proíbe geração de imagens relacionadas com sistema reprodutor; estudo da Mozilla revela que etiquetas de privacidade e segurança da Play Store são enganadoras; e Brave bloqueia pedidos para "abrir na app".

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Vídeo do YouTube faz reboot nos Pixel 7

Fazendo recordar outras eras, há relatos de que um certo vídeo no YouTube está a causar reboots espontâneos nos Pixel 7 e 7 Pro.

O vídeo mostra um curto segmento do filme Alien em 4K e HDR, e faz crashar os smartphones da Google quando é visto na app oficial do YouTube. Nalguns casos também há pessoas que se queixam que ficam sem ligação celular após este reboot, sendo necessário um reboot adicional para repor o Pixel 7 no seu estado normal de funcionamento.

Bugs com o processamente de imagens e vídeos são frequentemente utilizados para aproveitar vulnerabilidades; e noutros tempos já assistimos a coisas como simples mensagens que podiam encravar smartphones. Alguns veteranos poderão lembrar-se dos tempos em que também havia telemóveis Nokia susceptíveis a encravar através do envio de certos caracteres em mensagens via Bluetooth.


Snapchat adiciona chatbot ChatGPT

Não demorou para também o Snapchat se render ao fenómeno ChatGPT, apresentando o bot My AI que deixa os utilizadores conversarem com o assistente digital.

No entanto, nesta primeira fase apenas fica disponível para os subscritores do Snapchat Plus, embora esteja prometido "no futuro" ser expandido a todos os utilizadores. No entanto, não será algo que a empresa terá pressa em fazer, considerando que tem que pagar à OpenAI pelo acesso ao ChatGPT, e não deverá ficar barato ter mais de 700 milhões de utilizadores a brincarem com ele se não pagarem a mensalidade.


Tesla suspende instalações do FSD nos EUA e Canadá

A Tesla suspendeu temporariamente a instalação do modo FSD beta nos EUA e Canadá, devido a um recall da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) que determinou que o sistema podia causar colisões. No entanto a medida aplica-se apenas a quem ainda não tinha instalado o modo FSD, com os utilizadores que já o tinham a poderem continuar a utilizá-lo. No entanto, as actualizações ficam suspensas até a Tesla resolver os pontos que foram referenciados:
  • Atravessar ou virar em cruzamentos durante uma luz amarela permanente num semáforo
  • Ficar demasiado tempo parado em certos cruzamento com sinal STOP, quando não há outros automóveis por perto
  • Mudar de via com viragem obrigatória para outra que permita seguir em frente
Espera-se que Elon Musk dê novidades sobre o modo FSD e o novo hardware 4.0 durante o Investor Day agendado para 1 de Março.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Embora se continue a considerar as "fuel cell" como uma peça de alta-tecnologia, a sua invenção remonta a 1838. No entanto, foi necessário esperar quase uma década para que começassem a ter uma utilização comercial, após Francis Thomas Bacon ter inventado a mais popular fuel cell de hidrogénio-oxigénio em 1932.

1 comentário:

  1. Na curiosidade do dia será esperar quase um século ou a data está errada?

    ResponderEliminar