2023/03/29

Clearview AI já pesquisou 1M de rostos para a polícia nos EUA

A Clearview AI, a polémica empresa de reconhecimento facial que recolhe todos os rostos na internet, já acumula 30 mil milhões de imagens e realizou um milhão de pesquisas para a polícia nos EUA.

Apesar das inúmeras multas que tem recebido devido à recolha ilegal de imagens, a Clearview AI continua em operação e a recolher cada vez mais imagens, rumo ao seu objectivo de ter 100 mil milhões de imagens, e a ser usada pelas autoridades.

Nos EUA, apesar de estar banida de fornecer serviços a empresas comerciais, tira partido de uma medida de excepção que permite que as forças da autoridade lhe possam dar uso, e é isso que tem sido feito. A polícia pode fazer o upload de um rosto, e o serviço apresentará todas as imagens que considerar serem a mesma pessoa, a par dos perfis das redes sociais ou sites de onde foram retiradas as imagens. Embora já tenham existido casos de falhas flagrantes dos sistemas de reconhecimento fácil, levando à detenção de pessoas erradas, a Clearview AI assegura que o seu sistema é quase 100% eficaz - uma garantia que é severamente criticada por inúmeras entidades e especialistas, que dizem que é fácil dizer isso quando não se está sujeito a qualquer tipo de auditoria ou análise independente dos seus sistemas.

O que é certo é que, apesar das críticas, das multas, e da recolha abusiva de dados pessoais, a Clearview AI continua a operar e a facturar, à custa dos rostos de todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)