2023/04/06

Google proíbe apps de empréstimos pessoais de acederem a fotos, contactos, localização e telefonemas

As apps de empréstimos pessoais na Play Store ficam proibidas de aceder a dados sensíveis dos utilizadores, em resultado de comportamentos abusivos por parte de alguns destes serviços.

A Google definiu novas regras para apps que disponibilizem serviços de empréstimos pessoais, que muitas vezes empregam tácticas abusivas para perseguirem e coagirem os seus clientes. A partir de 31 de Maio, este tipo de apps na Play Store fica impedido de aceder a coisas como fotos, vídeos, contactos, histórico de chamadas, e localização de alta-precisão.

Há inúmeras queixas de utilizadores, que dizem que estes serviços usam essa informação para coisas como, informarem familiares e colegas de que a pessoa em causa está com dívidas, e que nalguns casos chegam mesmo à manipulação de fotos dos clientes para os intimidar. Há casos de pessoas que se suicidaram em resultado deste tipo de pressão.

Nalguns países há requisitos acrescidos para que as apps possam entrar na Play Store, como documentação adequada, ou o compromisso de cada empresa apenas poder disponibilizar uma única app na Play Store - sendo que também era prática frequente estas empresas publicarem múltiplas apps, sob diversas "marcas", que na verdade eram todas referentes à mesma empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)