2023/04/10

Notícias do dia

Portugal com a electricidade mais cara em relação aos ordenados; Google envia dinheiro por engano para utilizadores Pixel; Xenet Espanha com taridário de 20 GB por €5.90; Samsung Galaxy S10 chega ao fim das actualizações; as capacidades impressionantes do GPT-4; Meta disponibiliza segmentação de imagens em open-source; Google proíbe apps de empréstimos pessoais de acederem a fotos, contactos, localização e telefonemas; e funcionários da Tesla partilham vídeos privados gravados pelos carros.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um oxímetro de dedo Wawech.

Twitter Circle expõe tweets privados

A semana não podia começar sem nova polémica no Twitter, e desta vez é uma bastante grave. Alguns utilizadores estão a descobrir que os seus tweets supostamente privados para um Twitter Circle podem afinal ser vistos por outras pessoas - chegando ao ponto de surgirem nos tweets que são sugeridos a outros utilizadores na secção For You.


Veremos se na próxima semana a situação não passa a contemplar contas privadas, que também estejam a ser visíveis inadvertidamente.

Parece que o combate aos "shadow bans", em que utilizadores ficavam invisíveis para os outros utilizadores, levou ao extremo oposto, em que não se poderá ter a certeza que um tweet privado não venha a ser exibido publicamente.


Google abandona Dropcam e Nest Secure em 2024

Depois de em 2015 já ter obrigado a uma troca de câmaras aquando da aquisição da Dropcam pela NEST, para que pudessem ser integradas no seu serviço, agora chega um novo fim anunciado. Em 2024 os utilizadores deixarão de poder utilizar as suas Dropcam e Nest Secure no Google Home, sendo recomendado a sua troca por uma nova Nest Cam (oferecida gratuitamente no caso de subscreverem o serviço Nest Aware).

Na verdade, servirá como mais um dos exemplos que demonstra que os prazos de suporte de 4 ou 5 anos são completamente desadequados para produtos de uso doméstico, onde habitualmente os prazos de funcionamento se contam em "décadas" e onde não se deveria ser obrigado a lidar com dispositivos que deixam de funcionar passados poucos anos.


Sony receia que MS faça sabotagem no Call of Duty para a PlayStation

Com a autoridade da concorrência do Reino Unido a ter dado o aval para a aquisição da Activision pela Microsoft, a Sony vem contestar a decisão, dizendo que a MS poderá sabotar o Call of Duty de forma a que fique pior do que nas Xbox, como forma de atrair jogadores para a sua plataforma.

A Sony parece estar demasiado confiante de que algumas diferenças nos frames por segundo são o facto decisivo na escolha de uma consola, esquecendo-se que na verdade raramente esse é o caso. A maioria dos jogadores escolhe a consola pelo tipo de jogos que tem e, em grande parte, pela sua comunidade de amigos. Não será por um jogo específico ter alguns frames a mais ou a menos que se irá trocar de plataforma, e a Sony (que é uma das empresas que mais aposta em exclusivos e que dificulta ou atrasa a sua chegada a outras plataformas) se focasse mais nas coisas que tem que melhorar, como um serviço capaz de competir com o Xbox Game Pass.


Curtas do dia


Resumo da madrugada







Curiosidade do dia: Os primeiros emoji surgiram no telemóvel SkyWalker DP-211SW no Japão em Novembro de 1997. Desde então esse grupo de 90 símbolos não parou de crescer e de conquistar o mundo. E sim, o emoji do "cocó" é um dos emoji originais, embora no Japão tenha um significado bem diferente daquele que tem no ocidente.

2 comentários:

  1. Qual é a diferença de significados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh, eh... Parece que aparentemente, a ideia original teria sido a de apresentar um gelado tirado de uma máquina de sorvete na hora...
      💩
      https://pourri.com/blogs/the-drop/the-history-of-the-poop-emoji

      Eliminar